Boa comida, bons momentos, excelentes experiências

Projeto Experiência Gastronômica, iniciativa da Revista Prado, foi realizado durante o mês de junho, no Espaço Gourmet e Paisagismo, um dos ambientes da 23ª Edição da Campinas Decor 2018, projetado pela arquiteta Adriana Bellão e o paisagista Alexandre Galhego. Os encontros tiveram como objetivo reunir os principais formadores de opinião da cidade e região para vivenciar experiências gastronômicas com renomados chefs de cozinha.

No primeiro encontro, o chef André Bearzotti, responsável pela cozinha do Gallo Nero, ofereceu uma experiência gastronômica provocativa, como ele definiu. O menu escolhido para o evento foi uma burrata de entrada, risoto de bacalhau, como prato principal e um tiramissu para a sobremesa. A ousadia, segundo o chef, está nos vinhos escolhidos para harmonização. “A ideia é mostrar e provar que o vinho tinto pode combinar e muito bem com um peixe”, é uma provocação”, conta André.

Leonardo Pavesi, sommelier que trouxe as opções de vinho para harmonização, explica que a bebida escolhida para a data proporciona uma experiência que sai da mesmice. “A escolha do Chardonnay para a entrada e o Malbec para acompanhar o prato principal, desmistifica a harmonização do vinho. Tinto pode sim, combinar, e muito, com peixes”, completa Leonardo.

As empresárias Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, anfitriãs da mostra, contam que o objetivo de eventos dentro da Campinas Decor é mostrar que os espaços são funcionais, além da oportunidade de promover uma oportunidade de networking que fomenta a geração de novos negócios.

“Eventos realizados dentro da mostra são sempre muito bacana e proveitosos. É uma oportunidade de mostrar a utilização plena dos espaços que estão na exposição. É como “dar vida” ao ambiente”, comenta Sueli.

Stella Tozzo destaca a oportunidade de networking que a ocasião proporciona e acredita que eventos desse porte levam mais visibilidade e agregam valor para a exposição. “Já fizemos diferentes projetos em outras oportunidades e sempre é uma oportunidade de conhecer pessoas e fomentar negócios”, enfatiza a empresária.


O Projeto Experiência Gastronômica conta com patrocinadores de renome da cidade de Campinas que acreditam no valor do evento e na geração de negócios. “Somos parceiros da Prado a longo tempo e não podíamos deixar de participar de um evento que tem tudo a ver com os departamentos da Miami Store: eletrodomésticos, utilidades domésticas, eletro portáteis, alimentos e bebidas. Achei a experiência muito boa. O ambiente é lindo, excelentes companhias e o jantar estava ótimo. Foi realmente uma experiencia única”, conta Carlos Abdalla Diaz, diretor comercial da Miami Store e um dos patrocinadores do evento.

No segundo dia do evento Projeto Experiências Gastronômicas, o Wine Bar Entre Taças foi responsável pelo fornecimento do jantar e do vinho para harmonização dos pratos.

Camila Serafim, proprietária do recém inaugurado Entre Taças Wine Bar, conta que essa é uma ótima oportunidade para mostrar aos convidados a qualidade da comida e a exclusividade dos rótulos comercializados no novo estabelecimento de Campinas. “Estamos muito felizes com a oportunidade de participar de um evento tão bacana como esse. É a chance de mostrar que o “Entre Taças” oferece uma excelente gastronomia, tem uma variedade e exclusividade de rótulos de vinhos, e prima pelos detalhes que fazem a diferença. Já começamos com pé direito”, comemora Camila.

João Merighe, chef responsável pela escolha e execução do cardápio da noite, explica que a ideia foi levar uma experiência gastronômica diferenciada para os convidados. Para entrada escolhi trio de cogumelos com brie e azeite trufado. Como prato principal, optei pelo steak de angus, que traz um sabor único e exclusivo, acompanhado de purê rústico de ervilha para sair do óbvio e brócolis de rama com molho de mostarda dijon. Para a sobremesa, minha escolha foi o terrine de figo, frutas vermelhas e pistache. O vinho Cabernet Sauvignon foi o escolhido para harmonização das receitas”, contempla o chef.

A Tegra Incorporadora que também é patrocinador do Projeto, acredita que é fundamental oferecer oportunidades para que as pessoas possam viver melhor, por isso, contribuir para um projeto de Experiência Gastronômica está completamente alinhado ao propósito da empresa. “Os jantares são uma ótima oportunidade de comemorar em Campinas os nossos 40 anos de presença da empresa no Brasil, uma trajetória repleta de histórias e construções de empreendimentos únicos”, explica João Mendes, diretor da Tegra Incorporadora.


O restaurante Idalvo’s, especializado em peixes e frutos do mar, foi responsável pelo jantar servido no terceiro dia do evento Projeto Experiências Gastronômicas. Vanessa Matos, proprietária do restaurante, diz que eventos como este agregam valor ao estabelecimento e é a chance de mostrar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela casa. “Nosso objetivo é marcar momentos. Prezamos a boa comida e o bom atendimento”, comenta.

Como entrada, a opção servida foi camarão na manteiga, com cebola, limão e tempero da casa. A estrela da noite foi a Paella com cascata de camarões. O impacto visual do prato chamou a atenção e roubou a cena. “Escolhemos essa receita por ser o carro chefe do restaurante. Além de muito bonito, o sabor é único e incomparável”, explica o chef Guilherme Strumendo, responsável pela cozinha do Idalvo’s.

Para fechar a noite, a sobremesa escolhida foi brownie com chantili e amêndoas. Todos os pratos foram harmonizados com vinhos tipo rosé Cabernet Sauvignon e Malbec, da Bodega Família Cassone, vinícola da famosa região de Mendoza, na Argentina.

Marcelo Cassone, representante da marca no Brasil, explica que escolheu os rótulos pelos tipos de uva que agregam intensidade, frescor e elegância, que harmonizam perfeitamente com as receitas servidas. “Para a entrada de camarões, optei pelo vinho rosé Cabernet Sauvignon, uma exclusividade da Familia Cassone, por ser intenso e refrescante. Para o prato principal, a paella, escolhi o Malbec Finca La Florencia, por ser um tinto leve, frutado e elegante”, explica o sommelier.

José Carlos Said Diaz, diretor da Miami Store, um dos patrocinadores do projeto, elogiou a organização, frisando que o evento estava impecável e foi uma noite muito agradável. “A experiência foi excelente. O evento foi muito bem organizado e a equipe está de parabéns. É um projeto importante que agrega muito para a mostra Campinas Decor. O jantar estava fantástico. Idalvos é sempre perfeito”, elencou o empresário.


Finalizando o Projeto, o restaurante Abbraccio fechou o ciclo de encontros com um jantar exclusivo para os convidados da noite.

Rudgar Sampaio, sócio proprietário do restaurante, conta que trouxe opções do cardápio da casa, com combinações exclusivas para o evento. “É muito gratificante e relevante para o restaurante participar de um projeto como esse, dentro de uma mostra de renome e tradição em Campinas. Para a noite de encerramento escolhi itens do nosso menu e fiz combinações exclusivas para o Projeto”, comenta.

Para entrada, foi escolhida a salada de alface romana, cenoura, tomate cereja, azeitonas e molho da casa. Como prato principal, duas receitas estavam à disposição dos convidados: polenta cremosa com ossobuco e uma deliciosa combinação de risoto ao funghi com um nobre corte de costela desossada lentamente assada e coberta com molho de vegetais e vinho tinto. Para sobremesa, o tradicional tiramissu provocou elogios entre os convidados. Todas as receitas foram acompanhadas de vinhos Merlot e Carbenet Sauvignon, escolhidos pelo sommelier Leonardo Pavesi, da Pave Cavesi.

Adriana Bellão, arquiteta responsável pelo espaço onde aconteceram os encontros diz que ficou muito satisfeita em ver o ambiente sendo usado e apreciado pelos convidados. “Projetei o espaço pensando na funcionalidade dele e promover eventos aqui é dar vida ao ambiente. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer os restaurantes, pessoas e trocar experiências. A parceria com a Revista Prado foi muito produtiva e espero que possamos fazer juntos mais eventos com este”, avalia a arquiteta.

Camila Dutra, uma das patrocinadoras do Projeto, estava radiante com o resultado dos quatro encontros promovidos na Campinas Decor. “Foi uma experiência fantástica. O ambiente é aconchegante, confortável e perfeito para esse tipo de evento. Foi uma oportunidade de proporcionar aos clientes e amigos um momento de descontração e estreitar o relacionamento. Todos os restaurantes que participaram trouxeram experiências gastronômicas deliciosas e estou muito feliz com a parceria com a Revista Prado, que faz tudo com excelência e prima pelos detalhes”, conta Camila.

O diretor da Revista Prado e idealizador do Projeto, acredita que eventos desse porte são muito produtivos, promovem networking, fomentam negócios e valorizam a área gastronômica da cidade. “Os encontros promovidos em parceria com a Campinas Decor e os patrocinadores Miami Store, Tegra e Clínica Camila Dutra, proporcionaram momentos de descontração, com oportunidade de estreitar relações, trazer o melhor da gastronomia campineira com experiências diferenciadas e uma oportunidade de valorizar os clientes da Revista, ampliando a exposição das marcas para um público seleto”, conclui Alex Prado.