Xeque Mate

Chegamos ao outono e damos boas vindas à estampa que terá seu reinado na estação, o Xadrez.  Enquanto no nosso verão a estampa Xadrez Vichy foi o hit da estação, nesse outono/inverno a deixamos de lado e o Xadrez príncipe de Gales assume a posição. Apesar do clássico Príncipe de Gales ter seu foco em especial na estação, outras variações da estampa também estarão presentes, entre elas temos o Tartan e o Pied de Pule.

Para quem não conhece e não sabe diferenciar as variações das estampas, vamos falar um pouco sobre elas e como elas estarão presentes na temporada. A estampa compõe vários estilos, a história do Xadrez é bem antiga, ele apareceu muito antes das camisas xadrez em estilo mais country, que conhecemos e antes do estilo Punk/Grunge. Teve seu início na Alemanha e na Dinamarca há muito tempo, e seu marco na história com os escoceses lá no século XVIII, quando eles criaram um código de vestimenta para diferenciar seus clãs. Como na moda tudo que vai um dia volta, a estampa, apesar de ser um clássico, volta moderna e repaginada na temporada, as cores serão mais que bem-vindas.

Vamos para as suas diferenciações, o tartan é o xadrez padrão escocês, uma estampa mais popular que tem como significado “tecido de lã leve”, antigamente eles marcavam o Kilt, aquela saia que os escoceses usam e que depois ganhou destaque na marca Burberry, que registrou a estampa. O estilo Punk também usou bastante um xadrez que tem uma variação do tartan, porém de maneira mais despojada pelo estilo.  O Xadrez Príncipe de Gales foi uma homenagem ao príncipe Eduardo VIII, que a usava e por ser uma referência muito elegante na época, foi introduzida na moda. Por último o xadrez  pied de poule que ganha esse nome pelo formato da estampa que lembra um pé de galinha, um xadrez mais miúdo que encontramos bastante no preto e branco, clássico e atemporal.

Essas estampas são usuais nos dias frios, muito vistas em tecidos mais pesados como a lã e o algodão. Hoje em dia está presente no street style com uma pegada mais cool, peças de alfaiataria com a estampa invadem a temporada em composições mais despojadas, além de acessórios como sapatos e bolsas. Os casacos com a estampa é uma peça hit do inverno e para usar a estampa de uma maneira mais moderna, um mix de xadrez e uma composição de cores mais alegres são bem vindas. Além disso, o xadrez volta à tona no estilo Punk/Rock, o clássico xadrez preto e vermelho, e no estilo Preppy/Geek, relembrando o clássico filme “As Patricinhas de Beverly Hills”.