Árabe na tradição e no sabor

despeito da crise financeira, que faz com que parte dos empresários brasileiros ainda evite correr riscos, Campinas tem registrado a chegada de novos restaurantes nos últimos meses, situação que traz alento ao setor da gastronomia. Uma das marcas recém-inauguradas na cidade é o Saj, casa especializada em comida árabe, instalada no Parque D. Pedro Shopping. De acordo com os proprietários, o cardápio é composto por pratos que seguem as receitas tradicionais de suas famílias, que têm origem no Líbano e na Síria.

Bolo da teta

De fato, as preparações servidas no Saj têm personalidade própria. Os sabores são bem marcantes, advindos do uso de ingredientes selecionados, complementados por uma pitada extra de temperos e condimentos. “E olha que nós reduzimos o uso de temperos e especiarias, para agradar ao paladar dos brasileiros. Tanto no Líbano quanto na Síria os pratos têm sabor bem mais marcante”, explica Carla Skaf, proprietária do restaurante.

Homus, Coalhada seca, BABAGHANOUCH e CHANCLICHE

No menu da casa, os clientes vão encontrar mais que os conhecidíssimos quibes e esfihas. “Nosso objetivo é mostrar ao público que a culinária árabe é muito rica e vai além desses pratos. No Saj, as pessoas vão poder saborear uma série de outras especialidades, todas preparadas de forma artesanal”, acrescenta Carla.

Uma das atrações do restaurante é o pão folha, que é feito à vista dos comensais numa chapa metálica cujo o nome, não por acaso, é Saj.