A importância do esporte no aprendizado

esporte e o aprendizado, tanto acadêmico quanto pessoal, deveriam caminhar juntos. O esporte tem papel fundamental no desenvolvimento das crianças e adultos. Alguns podem discordar, porém vou pontuar situações que pode ajudar no desenvolvimento de pessoas.

No esporte seja ele qual for, quando se erra, algo de positivo se aprende, motiva a correr atrás do aperfeiçoamento, acertar, corrigir, procurar onde errou e trazer para o aprendizado do dia a dia.

Motivação é uma das principais palavras usadas no mundo do esporte e que podemos trazer para todas as situações da vida, como traçar desafios (crianças) mini metas (adultos) para manter a motivação. Cito como exemplos, acertar 10% de chutes na marca do pênalti, ler 10 páginas de um livro por dia e aumentar gradativamente para mais páginas. Essa é uma ferramenta muito importante na ajuda do aprendizado com objetivos claros e atingíveis e manutenção da motivação em curto espaço de tempo.

O treinador é uma pessoa de fundamental importância como alicerce para o aprendizado, é especializado e propõe motivação para atingir resultados. No mundo acadêmico é o mentor ou orientador para conduzir o aprendizado.

Corpo são, mente sã. Praticar atividade física auxilia na concentração, foco, atenção, velocidade de reação, oxigenação do sangue, respiração, isso tudo é de fundamental importância para tomar decisões, resolver situações adversas.

Meu conselho é: pratique atividade física que lhe proporcione prazer e terá os melhores resultados!