Saúde é o que interessa!

Saúde não se caracteriza apenas pela ausência de doenças, uma vez que esse conceito envolve aspectos mais amplos, como o bem-estar físico, mental e social. A Revista Prado elaborou um Especial de Saúde e Bem-Estar, que traz diversas informações sobre a importância de se ter uma vida mais equilibrada, com uma boa alimentação, exercícios físicos e inovações tecnológicas que ajudam no combate de doenças e auxiliam na qualidade de vida.


Centro Infantil Boldrini
Há 40 anos, o Boldrini se dedica à prestação de serviços de saúde voltados para a criança e adolescente

Há quatro décadas, o Centro Infantil Boldrini se dedica à prestação de serviços de saúde voltados para a criança e adolescente, e suporte às famílias dos pacientes. Presidida por sua fundadora Silvia Brandalise, a instituição é considerada referência na América Latina no tratamento de doenças onco-hematológicas, pesquisa científicas e formação acadêmica. Atualmente, cerca de 70 a 80% dos pacientes oncológicos da instituição são curados, índices que equivalem aos dos países desenvolvidos.

Os números e conquistas impressionam. Ao longo de sua história, o Boldrini já atendeu 30 mil pacientes encaminhados com a suspeita ou o diagnóstico de câncer (média de 750 novos casos por ano). Destes, 10 mil continuam em acompanhamento. Considerando os tratamentos de tumores malignos, foram oito mil casos, dos quais seis mil alcançaram a cura.

“Para se ter uma ideia, em 1978, as chances de cura da LLA (Leucemia Linfoide Aguda da Criança) estavam em torno de 5%. Com o estudo clínico LLA-80, as chances de cura resultaram em 30%, acrescendo progressivamente, nos estudos subsequentes, para 70-80%.  “É notável que a atuação e liderança do Boldrini estimulou e propiciou, em nível nacional, a capacitação e treinamento de profissionais de diferentes estados, nas novas tecnologias de diagnóstico e leucemia da criança”, explica Silvia Brandalise.

Atualmente, o Boldrini é o único representante do Brasil em Estudo Epidemiológico sobre o Câncer da Criança, a convite do ICCCC (International Chilhood Cancer Cohort Consortium)/WHO, para, ao lado de diversos outros países, buscar fatores relacionados ao desenvolvimento do câncer na criança. “Para alcançar esse patamar, trabalham nas instalações do hospital (que tem 130 mil metros quadrados de área), 75 médicos, 684 profissionais multidisciplinares e cerca de 500 voluntários”, comenta a presidente do centro.

A complexa estrutura do Boldrini destaca-se não só pela alta tecnologia dos laboratórios de hematologia, genética e biologia molecular, dos serviços de imagem, de radioterapia, quimioterapia, e reabilitação, mas pela atenção e cuidado com que foi construída, sempre pensando no bem-estar dos pacientes. “Os 77 leitos da internação constituem modelo arquitetônico modulado e funcional, que privilegia o conforto dos pacientes e acompanhantes. Cada unidade da internação possui nove quartos com banheiro privativo tanto para paciente quanto para o acompanhante, dispostos de forma circular, ao redor da enfermaria, para acompanhamento em tempo integral. Oito deles são de terapia intensiva” elenca Silvia.

O crescimento do Boldrini ao longo dos últimos 40 anos aconteceu de maneira natural, e é assim que sua presidente Silvia Bransalise vê o futuro da instituição. Apesar da escassez de recursos para pesquisa no Brasil, consonante com as dificuldades econômicas, sociais e políticas do momento pelo qual passa o país, sempre conseguimos avançar. “Desejo que o Boldrini continue sendo a instituição que privilegia a criança e o adolescente, proporcionando-lhes acolhimento humanizado, integral, capaz de proporcionar desenvolvimento físico, mental e social, com qualidade de vida”, finaliza a fundadora do Centro Boldrini.


Hospital Beneficência Portuguesa
Localizado dentro do hospital em um espaço de 400 metros quadrados com capacidade para atendimento de 500 pacientes por mês

Com mais de dez décadas prestando serviços de saúde para Campinas e região, a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência inicia 2018 com um Centro de Oncologia próprio especializado no tratamento de quimioterapia para pacientes diagnosticados com câncer. Localizado dentro do hospital em um espaço de 400 metros quadrados com capacidade para atendimento de 500 pacientes por mês, o centro amplia a rede de atendimento especializado da Beneficência Portuguesa. “Nosso objetivo é garantir assistência integral ao paciente, oferecer um serviço da mais alta qualidade em um espaço moderno com infraestrutura de ponta, trazendo conforto, agilidade e rapidez no diagnóstico e tratamento da doença”, ressalta Cláudio Amatte, vice-presidente da Beneficência Portuguesa.

De acordo com o oncologista e responsável técnico do serviço de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, Stefany Faria, a unidade foi montada de acordo com as regras da vigilância sanitária e todas as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em relação ao tratamento quimioterápico. “Toda nossa estrutura foi construída visando o conforto, qualidade e humanização para o tratamento da doença. Utilizamos tecnologia avançada para a realização de exames clínicos, oferecendo diagnóstico rápido e preciso. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar caso o paciente necessite de outras especialidades e nosso maior diferencial é estar dentro do hospital, oferecemos assistência hospitalar imediata em casos de internação e suporte clínico”, exalta o médico.

Além do tratamento Onco-Hematológico, o Centro de Oncologia Beneficência Portuguesa realiza o serviço de laserterapia preventiva para mucosite oral – feito por uma dentista especialista na área-, possui assistência nutricional e psicológica, bem como cuidados especializados de enfermagem além de cuidados médicos com especialistas. “Focamos na necessidade do paciente oncológico, por isso nossa equipe multidisciplinar é composta por oncologistas, hematologistas, nutricionista, psicóloga, dentista e enfermagem”, completa Stefany.


Clínica Maia
Equipe da Clínica Maia

Levar uma vida saudável deve começar cedo. Bons Hábitos alimentares, exercícios físicos, prevenção de doenças, entre outros cuidados, são essenciais para o desenvolvimento sadio de qualquer ser humano desde a infância até a fase adulta. E é na infância que que muitos problemas futuros podem ser evitados.

Para Viviany Maia, ortopedista facial da Clínica Maia, é de suma importância o diagnóstico e tratamento precoce da criança para que sua estrutura óssea facial se desenvolva de forma correta e saudável. Sua especialidade, dentro da odontologia, soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de ATM (articulação temporomandibular). “Quanto mais cedo a criança tiver acesso ao especialista, melhores são as chances do crescimento ósseo da face ser harmonioso como um todo, removendo as interferências ou mudando a direção do crescimento. O ideal é procurar pelo dentista durante a gestação para obter as informações sobre a importância da amamentação que é o primeiro estímulo para o desenvolvimento e crescimento ósseo/muscular facial adequado e depois a mastigação que deve ser estimulada com alimentação mais dura e seca, proporcionando estímulos neurais naturais para o desenvolvimento correto da face. Coisas simples, do dia a dia que estimulam o design ósseo apropriado para cada fase, estabelecendo funções adequadas de respiração, deglutição, fonação e mastigação” explica a ortopedista facial.

A ortopedia facial é indicada para estimular ou redirecionar o crescimento da face e o objetivo é restabelecer uma relação harmônica entre os ossos da face, articulações, músculos e oclusão dos dentes. “E quanto antes a criança passar pelo diagnóstico, mais fácil, rápido e satisfatório será o resultado final”, ressalta Viviany.

Outro procedimento importante que deve ser feito na infância é o congelamento da polpa dos dentes de leite. Este serviço começou a ser oferecido no país em 2013 e os dentes de leite que antes iam para a caixa de lembranças da família, estão sendo congelados e armazenados em clínicas de criogenia.

Aline Fray Falleiros, odontopediatra na Clínica Maia, explica que o armazenamento da polpa do dente é uma alternativa para um eventual tratamento de doenças degenerativas no futuro. “A ideia é preservar as células-tronco presentes na parte interna do dente, chamada de polpa.  A polpa do dente, se destaca entre as demais fontes de células-tronco em função da facilidade de obtenção e grande concentração celular. Essas células têm capacidade de se multiplicar mais rápido”, acrescenta.

A especialista conta ainda que entre as doenças envolvidas nas pesquisas científicas que podem ser auxiliadas pelas células-tronco do dente estão o mal de Alzheimer, Parkinson, regeneração da medula, entre outras e enfatiza que é importante tomar uma série de cuidados para tentar garantir o aproveitamento das células-tronco da polpa do dente no futuro, caso essa seja a escolha da família. “A decisão do armazenamento deve ser tomada antes do dente cair e a extração deve ser feita por um dentista e não em casa. Após a retirada em consultório, o material precisa ser acondicionado em uma substância antimicrobiana e encaminhado para um laboratório, para processamento e posteriormente congelado”, salienta.


Clínica Altro Vilela
Com estrutura diferenciada é possível dar o diagnóstico, visualizar o resultado e realizar o procedimento no mesmo dia

Hoje em dia a tecnologia é imprescindível para garantir perfeição e excelência nos serviços de odontologia e é usada para otimizar os resultados do tratamento o popular o tempo do paciente.

Segundo Thiago Altro, especialista na Clínica Altro Vilela, com a correria do dia a dia, resolver o problema do paciente com precisão e em pouco tempo é o objetivo da clínica.  “Investimos em tecnologia de ponta para que nossos pacientes possam ter um serviço de qualidade e dentro do tempo que ele tem disponível”, explica.

A estrutura da clínica é diferenciada e o paciente pode, em um mesmo dia, ter o diagnóstico, visualizar como ficará o resultado final do tratamento e realizar o procedimento, dependendo do caso. “Dispomos dos equipamentos mais modernos existentes no mercado de odontologia e com isso é possível fazer exames de imagens, como tomografias computadorizadas ou radiografias panorâmicas, moldagens e escaneamentos no consultório e já sair com o diagnóstico. Conseguimos disponibilizar também a previsão do tempo de tratamento, e dependendo do caso e disponibilidade do paciente já fazemos o pré-agendamento de todas as consultas”, considera Thiago.

O dentista conta que é possível visualizar como será o resultado final do tratamento. “Somos a única clínica em Campinas equipada com tomógrafo que faz escaneamento já na consulta, o diagnóstico é totalmente digital. O paciente tem economia de tempo e ainda consegue visualizar previamente como ficará seus dentes após o tratamento”, frisa o especialista.

“Com a escassez de tempo e a vida corrida, procuramos personalizar o atendimento, fazer o diagnóstico preciso, traçar o plano de tratamento com a estimativa de horas que irá durar e concluir o tratamento com alta tecnologia, qualidade e excelência. Toda tomada de decisão é em conjunto com o paciente e de acordo com a agenda e disponibilidade dele”, finaliza Thiago.


Zampieri Odontologia
O sistema de escaneamento 3D colorido possibilita maior realidade no planejamento digital do tratamento

O investimento em tecnologia visando garantir um tratamento mais rápido aos seus pacientes é necessário nos dias de hoje. Marinaldo Zampieri, especialista na Zampieri Odontologia, conta que em seu consultório há um sistema de escaneamento 3D colorido que possibilita maior realidade no planejamento digital do tratamento. “Com esta tecnologia é possível, através das imagens, acelerar o tratamento e mostrar ao paciente como será o resultado final” , explica o especialista.

Além disso, a equipe da Zampieri Odontologia conta com uma fresadora que esculpe o dente em cerâmica em poucos minutos e o forno que personaliza a cor para cada paciente. “Com a fresadora e o forno é possível finalizar alguns tratamentos em poucos minutos, a partir da primeira consulta. A redução de tempo é o maior aliado do tratamento”, completa Zampieri.

Outro procedimento adotado pela clínica é o PRF (Fibrina rica em plaquetas) que tem como objetivo acelerar a cicatrização e a regeneração óssea resultante de procedimentos cirúrgicos. “Contamos com o PRF, onde a fibrina é obtida por meio da centrifugação do sangue e resulta em uma alta concentração de plaquetas em um reduzido volume plasmático, que auxilia no melhor conforto e aceleração do processo de cicatrização”, elenca o especialista.


Espaço Carol Almeida Pilates e Fisioterapia
O pilates auxilia na postura, coordenação, equilíbrio, mobilidade e consciência corporal

O Pilates é considerado um excelente exercício auxiliar no emagrecimento, corrigir a postura, eliminar o estresse, aperfeiçoar a musculatura corporal, aumentar a flexibilidade, prevenir doenças, estimular a coordenação motora, entre outros benefícios que irão ajudar o corpo e a mente.

A fisioterapeuta Ana Carolina Almeida acredita que não faltam motivos para escolher o pilates como atividade física. “O pilates ajuda no desempenho em corridas, combate dores e auxilia na prevenção de fraturas, além de ser um forte aliado na reabilitação. Traz diversos benefícios como alongamento e tonificação muscular, melhora da postura, melhora da coordenação, equilíbrio, mobilidade e consciência corporal”, explica.

Segundo Ana Carolina, o método de pilates pode ser praticado por idosos, gestantes e crianças, e tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força (músculos abdominais), a precisão, o controle, a fluidez e a concentração. “Praticar pilates com frequência auxilia na melhor distribuição do tônus muscular, fortalecimento do abdômen, estabilidade para a pélvis e ombros e é um ótimo complemento do treino para atletas”, completa.

A série, criada pelo alemão Joseph Pilates, contempla uma ordem específica de exercícios que obedece a um ritmo respiratório e que exige concentração. “É praticamente inexistente a possibilidade de lesões quando o método pilates é bem orientado por um profissional habilitado. Além disso, o trabalho individualizado permite desde a prevenção até a correção de desvios posturais e tratamento de patologias ou lesões”, destaca a fisioterapeuta.


Studio Mormaii
O Método Integrado Mormaii visa trabalhar o corpo de forma integrada

Você nunca mais será o mesmo. O Método Integrado Mormaii Fitness é um estilo de vida e oferece um treinamento diferente, que trabalha o corpo e a mente em conjunto. O gestor da unidade Campinas, Adriano Porto, conta que a proposta é oferecer muito mais que exercícios físicos. “Nosso método é inédito em Campinas e visa qualidade de vida baseado nos pilares: mobilidade, estabilidade, emagrecimento, força e condicionamento físico”, explica.

O Método Integrado Mormaii tem como objetivo trabalhar o corpo como um todo de forma integrada utilizando um circuito com quatro métodos: pilates, funcional, cardio e five Konzept (sistema alemão de prevenção e tratamento de dores). “Além do ambiente aconchegante, os Studios contam com vários atrativos, entre eles uma metodologia de treino exclusiva que otimiza o tempo e resultados” diz o gestor da unidade.

Ele ainda acrescenta que as aulas são realizadas em pequenos grupos, com seis alunos, com abordagem individual e sem repetição. “Em treinos de uma hora, com profissionais especialmente habilitados o aluno ganha força, flexibilidade, equilíbrio, condicionamento físico, músculos fortalecidos e muito mais. Além disso, é feito a avaliação física, elaboração de planos de aula e periodização de treino personalizado. Outro detalhe bem bacana é que as aulas não se repetem, sempre temos aulas novas semanalmente”, elenca Adriano.


Oba Hortifruti
Os power shots são aliados na perda de peso e melhora da imunidade

Quando o assunto é alimentação, a procura por uma vida saudável é cada vez maior entre homens e mulheres – segundo o Instituto Datafolha em 2016 (pesquisa encomendada pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador – Assert), no Brasil, 53% das empresas do setor notaram aumento na procura por frutas e 65% observaram o aumento do consumo de sucos naturais.

É aí que entram os novos queridinhos da alimentação saudável: os Power Shots. Item indispensável no dia a dia de muitas celebridades, os boosts energéticos já se tornaram grandes aliados para quem quer perder peso, ou melhorar a imunidade, e podem ser ingeridos a qualquer hora do dia.

Segundo a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, as bebidas nutritivas, feitas à base dos chamados “super alimentos”, trazem diversos benefícios à saúde e são ideais para complementar a rotina de dietas. “A proposta dos ‘power shots’ é ingerirmos bebidas saudáveis (que podem ser sucos ou chás) em doses menores, mas muito mais nutritivas. Por isso, eles são feitos à base dos chamados super alimentos, que possuem, além de vitaminas e minerais, um alto teor de bioativos, ideais para potencializar as refeições diárias”,explica.

Em jejum, a pedida da nutricionista é apostar em combinações capazes de ativar o metabolismo, como gengibre (termogênico natural que acelera a queima de gordura) e limão (fruta potente para limpar o organismo e ajudar a perder calorias). Outros mais energéticos, que tragam beterraba e biomassa de banana verde, por exemplo, são ideais para o almoço ou a tarde. Entre os alimentos mais utilizados nas composições se encaixam ainda: inhame, couve, espinafre, maçã verde e pitangas, pimenta caiena, spirulina, maca peruana, água de coco, cúrcuma, entre outros. A cúrcuma, por exemplo, é rica em potássio, vitaminas C e B6, e tem poder de controlar a pressão arterial, é anti-inflamatório, antioxidante, protege as células de radiciais livres e ainda auxilia na imunidade e ativação cerebral. Já a spirulina, por exemplo, é rica em proteínas, ferro, magnésio, betacaroteno, entre outros, ajuda na saciedade, tem efeito antioxidante, e reduz colesterol. ““Ela é rica em aminoácidos essenciais, que são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar, e, portanto, temos que buscar na alimentação”, afirma Renata. Também por isso, é uma ótima opção suplementar para atletas.

A profissional ainda garante que, embora muita gente ainda estranhe algumas combinações, todas elas são saborosas. “As combinações são pensadas para garantir os benefícios para a saúde, sem deixar de lado o sabor – em alguns casos, a água de coco pode ser boa aliada, no lugar da água comum, por exemplo”, afirma Renata. A dica é não adoçar as bebidas, mas, para quem não abre mão da substância, algumas já trazem o açúcar mascavo em sua composição, que é mais saudável”, completa.


FisioParK – Fisioterapia, Pilates e RPG
A FisioPark conta com modernos equipamentos importados que trazem melhores resultados

A Fisiopark chegou em Campinas com o que há de mais moderno tratando-se de clínicas de fisioterapia e com equipamentos importados que trazem melhores resultados nos serviços prestados.

A fisioterapeuta Carolina Fanelli, conta que a FisioPark oferece reabilitação pós-cirúrgicas, pós-acidentes e para inflamações. “Na FisioPark contamos com a fisioterapia convencional com equipamentos, auxiliamos para a retomada dos movimentos dos membros, RPG (Reeducação Postutal Global) e liberação miofacial que é uma técnica muito utilizada na fisioterapia, que busca relaxar a musculatura e distensionar as fáscias. Geralmente é utilizada em atletas e em diversas patologias como retrações musculares, contraturas, tensionamento local, dores musculares crônicas, fibromialgia, entre outros” explica Carolina.

A clinica também oferece Pilates de estúdio que utiliza aparelhos que ajudam na divisão de peso com a pessoa durante o exercício, indicado para pacientes com algum problema ou com indicação médica. “Utilizamos também a técnica de crochetagem, que busca um modo de trabalhar as estruturas de maneira mais apurada, profunda e precisa, por meio de ganchos (em francês Crochet) como elemento de transição entre a mão do terapeuta e as estruturas a serem tratadas”, acrescenta a fisioterapeuta.


Fatima Vieira Clínica de Estética
O tratamento da acne deve ser realizado por profissionais e com produtos adequados

Acne é uma condição da pele que afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida, sendo mais comum na adolescência. Daniele Fagnani, dermatologista na Clínica Fatima Vieira, explica que após a adolescência, acredita-se que as espinhas vão sumir, porém, muitas vezes, elas persistem. “A acne na idade adulta é um problema comum entre mulheres e surge entre os 25 e 30 anos e é comum que as espinhas tenham causa hormonal, porém o motivo pode ser outro”, diz a médica.

Ela explica que uma das diferenças está na causa, o adolescente tem acne principalmente por produção hormonal e fatores genéticos. Já na mulher adulta, o aparecimento deve ser investigado e uma das principais causas de surgimento de acne nessa fase é o ovário policístico. “Outra diferença está na característica das lesões, no adolescente ela aparece espalhada pelo rosto, com diversos tipos de lesões e tamanhos diferentes, na idade adulta as lesões são parecidas e se concentram mais no queixo e pescoço”, elenca a médica.

A dermatologista diz que para evitar a acne é necessário manter uma alimentação saudável e evitar os alimentos que pioram a condição. “Alguns estudos recentes, comprovam que o consumo exagerado de leite e derivados, como iogurte contribuem para seu aparecimento. Suplementos que vêm do leite, como o whey protein, também podem desencadear o aparecimento ou a piora da acne quando usados exageradamente”, explica Daniele

Daniele alerta para não manipular as lesões, espremer ou tentar retirar. “Isso piora o quadro, mancha a pele e causa cicatrizes, que são difíceis de tratar. A melhor forma de tratar acne é procurar um dermatologista para que o tratamento seja realizado de maneira correta e com produtos adequados”, acrescenta a dermatologista.


Espaço Gero – Casa de Repouso para Idosos
Atividades produtivas e desafiadoras, elevam a autoestima e trazem muita alegria

De uma coisa ninguém tem dúvida: todos iremos envelhecer.  E quem é que não sonha em envelhecer com saúde para curtir os netos com disposição, passear bastante ou ter um lugar para ser bem cuidado, fazer novas amizades e aproveitar o tempo?

No Brasil, a terceira idade inclui todos os adultos com 60 anos ou mais. É uma fase em que ocorre uma série de mudanças no corpo e na vida social das pessoas, e muitas vezes, coincide com a aposentadoria. A médica Manuela Santos, responsável pelo Espaço Gero, avalia que o idoso necessita de um local especializado nos seus cuidados, respeitando sua história, que acrescente alegria, qualidade de vida e que realmente ajude no desenvolvimento cognitivo e social dos participantes. “A clínica Espaço Gero é um ambiente acolher, seguro, onde o idoso é assistido por profissionais qualificados que promovem saúde. “Além disso, promovemos a integração entre os idosos, proporcionando atividades produtivas e desafiadoras, elevando a autoestima e trazendo muita alegria a eles”, explica a médica.

“Trazer o aconchego do lar e manter a conexão familiar são as propostas da clínica, por este motivo o idoso fica apenas o período diurno no espaço, e a noite volta para o seu lar ou para os cuidados dos familiares” acrescenta Manuela.

As atividades de interação social fazem com que o idoso saia da rotina que estava acostumado, como ficar assistindo televisão ou dormindo, com tempo ocioso em casa, para uma nova realidade, com novas possibilidades de desenvolver habilidades que deixou de fazer, testar novos desafios e realizar sonhos adormecidos em sua história de vida. “No dia a dia da clínica são realizados cuidados de enfermagem, como medição de pressão e sinais vitais, refeições e atividades terapêuticas que estimulam e preservam a memória, dança, alongamento, fisioterapia, jogos, bingos, entre outras atividades de promoção e prevenção de saúde”, conta a médica.

É o local ideal para o idoso se motivarem a viver, o tempo ganha vida, alegria, novos amigos, promovendo o resgate da autoestima e a importância do idoso enquanto indivíduo dentro da família e da sociedade. “Criamos uma rotina para eles se sentirem vivos, além dos cuidados personalizados, oferecemos uma variedade de possibilidades de diversão, combinando bem-estar, saúde e segurança”, acrescenta a responsável pelo local.

O idoso necessita de interação e também precisa criar uma nova rotina cheia de vida, independentemente da idade ou do quadro de saúde. “Muitos optam por colocar um cuidador em casa e acabam perdendo a oportunidade de dar mais do que conforto e amor para seu parente. Os idosos ainda têm capacidade, necessidade e vontade de fazer novas amizades, de viver sonhos ou mesmo contar suas histórias e experiências para outras pessoas, ou fazer uma fisioterapia para evitar quedas e se alimentar melhor para evitar a desnutrição”, finaliza Manuela, idealizadora do Espaço Gero DayCare.


Clínica de Estética EmagreSee
A clínica oferece mais de 30 tratamentos estéticos com protocolos exclusivos da marca

Na contramão da economia do País, o setor de beleza e estética desconhece a palavra crise. De acordo com pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising), as franquias deste segmento faturaram mais de R$ 160 bilhões em 2017, sendo que as empresas deste setor fecharam o ano com crescimento de 8% nas receitas. E é neste contexto favorável que a EmagreSee – rede de clínicas de estética e emagrecimento chega a Campinas.

Reforçando seu plano de expansão, a rede de clinicas de estética e emagrecimento, com franquias nos principais estados do País, chega à Campinas e a proposta do espaço é proporcionar resultados reais aos seus pacientes. Daniel Pimentel e Nathalia Camillo, proprietários da franquia, contam que a clínica oferece mais de 30 tratamentos estéticos com protocolos exclusivos da marca. “Nossa missão é transformar pessoas, exaltando sua beleza real, tornando-as mais felizes e com autoestima elevada, oferecendo um ambiente exclusivo, agradável, com equipamentos de alta tecnologia e profissionais altamente treinadas”, explica Daniel.

Tratamentos voltados ao emagrecimento, faciais e corporais, como botox e criolipólise método 360º, exclusivo da EmagreSee, podem ser conferidos na unidade de Campinas. O método exclusivo adotado envolve desde a recepção, acompanhamento nutricional e uma série de procedimentos agregados durante o tratamento. “Nosso diferencial, além do atendimento próximo e personalizado, é ser o único centro estético da cidade a oferecer o tratamento inovador Criolipólise 360, que elimina até 60% de gordura localizada e reduz até 10 centimetros de circunferência. Além disso, os protocolos da EmagreSee e a mão de obra extremamente qualificada nos coloca a um passo à frente da concorrência”, comenta o proprietário.

Na clínica os tratamentos são feitos por meio de protocolos que focam regiões do corpo, associados aos procedimentos que serão mais eficazes para cada paciente  individualmente, após avaliação. “Nosso comprometimento é com o resultado, garantimos a qualidade  e eficácia dos tratamentos,  assim como a excelência no atendimento. O acompanhamento das clientes é pré, durante e pós tratamento”, elenca Daniel.

“Temos os equipamentos mais modernos do mercado, que quando utilizados junto aos protocolos exclusivos da EmagreSee, são capazes de gerar resultados ainda mais efetivos em prazo menor do que dos concorrentes”, diz o franqueado.


Pharma Aroma
As essências são preparadas a partir de uma infusão solar das flores com água diluída e conservada em conhaque

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, na forma de gotas, utilizados para tratar profundas questões do bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma, da saúde do corpo e da mente. Lilian Thomazini, farmacêutica responsável pela Pharma Aroma explica que, embora o uso de florais para a cura tenha muitos precedentes desde a antiguidade, a aplicação das essências florais em emoções foi desenvolvida pela primeira vez pelo médico Inglês, Edward Bach, na década de 1930. “Atualmente as essências florais ganharam reconhecimento vem sendo usadas como tratamento único ou associado a outras terapias, tanto no uso humano, como no uso para animais domésticos, como preventivo e coadjuvante em diversos tratamentos de distúrbios emocionais dos animais”, conta a farmacêutica.

As essências florais são preparadas a partir de uma infusão solar de flores silvestres ou flores intactas em um recipiente com água que é posteriormente diluída e conservada em conhaque.

Lilian elenca que hoje é possível encontrar uma vasta gama de essências florais catalogadas como as de Bach, australianas, californianas, Saint German, florais de minas e outras. “Os remédios florais agem indiretamente, auxiliando o indivíduo dentro de um esforço global de cura. Cada fórmula floral é feita de forma individualizada, de acordo com as necessidades de cada paciente, com essências específicas para cada caso.  No entanto, devem ser sempre encarados como formas auxiliares de tratamento, dentro de um conjunto de medidas terapêuticas como psicoterapia, acupunturas, o importante para o sucesso do tratamento é sempre seguir a orientação de um especialista”, enfatiza a farmacêutica.


Restaurante Esquinica
Saladas, arroz integral, grãos diversos, tortas, verduras refogadas e opções de proteínas grelhadas fazem parte das opções

Alimentar-se bem é uma prática primordial para manter o ritmo do cotidiano agitado sem perder a qualidade de vida. Em Campinas sempre há uma boa pedida para os adeptos das dietas equilibradas nos almoços naturais do Esquinica. Entre 12h e 15h, o restaurante serve um buffet diferenciado por alimentos naturais e saudáveis, com itens variados, tais como, saladas, arroz integral e grãos diversos (lentilhas, grão de bico, variedades de feijões) além de tortas, verduras refogadas e opções de proteínas grelhadas. Para a nutricionista corporativa, da Rede Vitória Hotéis, Priscila Busch, o buffet oferece opções deliciosas, também, para quem busca uma alimentação mais saudável e não consome proteína animal. “Temos, diariamente, receitas com grãos integrais, além de deixar à disposição dos clientes as sementes ricas em fibras, que complementam as refeições, tais como as sementes de chia, girassol e gergelim (escuro e claro)”, completa.      

Outro diferencial do almoço natural são os sucos funcionais, que trazem, à mesa, combinações exclusivas que podem potencializar os benefícios das frutas à tonificação do organismo. Há combinações nutritivas para todos os gostos, preparados com água de coco, cítricos, hortelã, couve, beterraba, cenoura, e termogênicos como o gengibre. A idealização das receitas é assinada pela equipe gourmet do Grupo Vitória Hotéis, sob a gerência de Cristina Róseo e comando do chef Ernando Gonçalves. Vale ressaltar que, para os finais de tarde amistosos e, às noites afora, o Esquinica mantém seu cardápio delicioso com receitas contemporâneas, leves, além de pratos com referência na gastronomia portuguesa e espanhola. “Contamos com o conhecimento de toda a nossa equipe, e além desse conhecimento prático sobre a sazonalidade dos alimentos naturais está, entre as minhas preferências o trabalho com as raízes e tubérculos, castanhas nacionais, além das ervas frescas, referenciais importante da cultura brasileira”, considera o chef Ernando.