Você sabe quais os alimentos proibidos para cachorro?

  • Chocolate:

A teobromina, presente no chocolate, age como estimulante no organismo do animal e pode causar tremores, taquicardia, hiperatividade e até convulsões.

  • Cafeína

Mesmo em quantidades pequenas, a cafeína acelera os batimentos cardíacos do animal e pode ser tóxica. A reação dessa substância no organismo do cachorro é similar ao envenenamento e pode causar agitação, tremores, convulsões e sangramento. É importante lembrar que a cafeína pode, até, levar o animal a óbito.

  • Leite

Os filhotes, ao desenvolverem sua dentição, já podem trocar o leite canino por alimentos sólidos, como papinhas e, posteriormente, ração. Dessa forma, quando deixam de consumir leite, a lactase (enzima que digere a lactose) tem sua produção diminuída, o que causa intolerância à lactose nos cachorros, em diferentes graus. Portanto, oferecer leite ao seu cachorro pode causar uma grave diarreia.

  • Abacate

O abacate é inofensivo para nós humanos. Já para os pets, essa fruta pode ser bastante perigosa por conter uma substância chamada Persin, altamente tóxica para os cães. Se ingerido em grandes quantidades, o abacate pode causar desarranjo intestinal grave e ser letal.

  • Alho e Cebola

Esses alimentos contêm alicina que, nos pets, pode causar anemia hemolítica, destruindo as células vermelhas no sangue do animal. Além disso, se ingeridos em grandes quantidades, esses alimentos podem causar intoxicação acompanhada dos seguintes sintomas: fraqueza, apatia, vômitos, falta de ar e de apetite.


O ideal é sempre apostar na ração. No entanto, se seu cachorro ingerir algum desses alimentos proibidos, fique de olho nele pelos próximos dias e, se perceber alguma alteração em seu comportamento, fezes, urina ou ocorrer vômito, leve-o imediatamente ao seu veterinário de confiança.

Fonte: www.petlove.com.br