Dica para frear com mais segurança

Uma dica muito boa para a eficiência de frenagem em dias de chuva é uma técnica utilizada em carros de corrida e que atualmente já se encontra em alguns veículos modernos de forma eletrônica.

Quando estamos em uma estrada é comum não ser necessário acionar o pedal de freio por vários quilômetros, o disco de freio gira com uma certa oscilação e desta forma as pastilhas de freio se distanciam muito do disco, o que na prática, aumenta o tempo de acionamento do freio, mas a situação se agrava no piso molhado pois as sujeiras do asfalto que envolvem borracha, óleo, terra e areia gruda no disco e na pastilha criando uma superfície inadequada para uma boa frenagem. A dica é a cada dois quilômetros acionar levemente o pedal de freio a fim de aproximar as pastilhas do disco e com isso aquecer e limpar o sistema. Mas preste atenção, trata-se de um acionamento extremamente leve, onde não proporciona desaceleração do veículo.

Nas corridas isso melhora alguns segundos precisos, pois a frenagem é mais eficaz e por tanto podemos frear mais próximo da curva. Já na estrada isso diminui próximo de 10% na distância de frenagem. Achou pouco? Em uma desaceleração de 100 metros você economizou 10 metros. Em 10 metros, quantos carros cabem? Talvez dois! Vamos lembrar que a situação é de estradas, alta velocidade e chuva.


terceira geração do BMW X3, um dos principais lançamentos do segmento de utilitários esportivos global, chegará no primeiro semestre em toda a rede de concessionários BMW no Brasil. Reformulado visualmente, com 100% dos modelos equipados com um chip de conexão à internet e recheado de recursos inovadores, o novo carro é oferecido em pré-reserva no mercado brasileiro em duas opções: BMW X3 xDrive30i X Line e BMW X3 M40i.

O desenho dinâmico do SAV é evidenciado pela imponente grade em forma de rim – identidade visual dos automóveis BMW –, maior em tamanho nesta geração, e pelo novo grupo óptico, dotado de faróis Full-LED de formato hexagonal – até então inéditos na linha X –, e capaz de proporcionar um efeito tridimensional ao conjunto.

O interior do novo SAV traz um nível de refinamento incomparável graças à utilização de materiais de acabamento de alta qualidade, como alumínio acetinado e revestimento Sensatec. E os padrões de conforto são realçados por uma extensa variedade de equipamentos, tais como painel de instrumentos com display totalmente digital multifuncional de 12,3 polegadas, ar-condicionado automático digital, com controle de três zonas; bancos dianteiros esportivos, com ajuste lombar para motorista e passageiro; assentos traseiros tri-partidos (40:20:40); volante revestido de couro; teto solar panorâmico; e Comfort Access, que permite a abertura e o fechamento das portas sem a necessidade de tocá-las com as mãos, incluindo a tampa do porta-malas.

O novo BMW X3 é equipado, na versão xDrive30i X-Line, com um motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e capaz de entregar 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm), enquanto que a opção M40i traz debaixo do capô um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm).

A nova geração do SAV está disponível com quatro opções de cores externas, sendo uma sólida (Branco Alpino), e mais três de acabamento metálico (Preto Safira, Cinza Sophisto e Azul Phytonic) – a versão xDrive30i conta ainda com a cor exclusiva Branco Mineral. O interior inclui revestimentos de couro Vernasca, de alto padrão, em nove combinações diferentes de cores, que abrangem variações de tonalidades em preto, bege, Mocha, Oyster e Cognac.

Fonte: BMW