Fim de ano, hora de comemorar as conquistas, festejar com amigos e família, brindar os novos tempos

É quase uma lei universal: comemoração de verdade tem o tradicional brinde com uma taça de espumante. O que todos querem saber é “qual a dica de espumante?” Há uma grande variedade de espumantes, para todos os gostos.

Quem gosta de vinhos secos pode apostar no brut. Já o demi-sec é meio seco, enquanto o doce, como o próprio nome já indica, traz uma taxa elevada de açúcar, sendo inclusive, um vinho perfeito para acompanhar sobremesas.

Minha dica é apostar nos nacionais, que já não é de hoje têm sua qualidade reconhecida internacionalmente. Segue algumas opções:

Casa Perini Moscatel – Vale Trentino, Farroupilha na Serra Gaúcha

Eleito recentemente como quinto melhor vinho do mundo na lista dos melhores vinhos do mundo de 2017 pela Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos e Destilados (World Association of Writers & Journalists of Wines & Spirits). É bom companheiro para o panetone de frutas cristalizadas, e para que prefere espumante com sabor adocicado.

Cave Geisse Rosé Brut – Pinto Bandeira-  Serra Gaúcha

Recebeu 90 pontos no Guia Descorchados 2015 e Medalha de Ouro na Grande Prova do Vinhos do Brasil 2016. Frutos do mar, massas, risotos com queijo leve e carne magra mal passada, acompanhada de saladas de cogumelos.

Pizzato Fausto Brut Método Tradicional – Dois Lajeados, Serra Gaúcha

Recebeu 90 pontos do Guia Adega dos Vinhos Brasileiros 2013/14. Acompanha entradas, aperitivos e petiscos em geral, peixes, frutos do mar, carnes brancas e sobremesas de doçura moderada.