Higiene bucal do cão

Assim como os humanos, os cães também desenvolvem doenças bucais

A higiene bucal dos cães é um cuidado importante que merece nossa atenção e dedicação. Eles precisam de escovação dos dentes para ter um hálito fresquinho e dentes brilhando – e isso não é só por estética, mas porque esse hábito evita uma série de problemas dentários, como o aparecimento do tártaro e da gengivite. Para que seu fiel companheiro receba os cuidados que precisa, você deve contar com todos os aliados que puder.

A escova de dente para cachorro e a pasta dental canina serão seus principais companheiros na missão de cuidar bem da higiene bucal do seu melhor amigo. Sendo assim, nada de improvisar se o seu cão não tem os itens necessários para uma higiene bucal adequada, vá a um pet shop e garanta uma escova e pasta de dente.  “A escovação de dente do cachorro deve começar desde cedo, quando nascem os primeiros dentes e se tornar um hábito por toda a vida do animal. A frequência ideal deve ser recomendada pelo veterinário. Quanto mais cedo e mais paciência tiver, mais rápido seu amigo aceitará”, explica o veterinário Marcello Machado.

Para não tornar a escovação uma missão impossível, é importante que tenha paciência e muito carinho para seu companheiro entender que pode confiar em você. Não economize amor nesse momento.

Além da escovação, outros cuidados podem ajudar a manter a higiene bucal do cão. “Um deles é a oferta de petiscos funcionais voltados a higiene bucal que auxiliam no controle do tártaro e do mau hálito”, orienta Machado.