Wrap de Kafta de Cordeiro

O empresário Augusto Quirós conta que o churrasco está em seu DNA, se diz um entusiasta da técnica e utiliza a cozinha para disseminar a cultura do consumo consciente da carne de cordeiro. “Sou produtor de carne de cordeiro e tenho como objetivo criar a cultura de consumo consciente deste tipo de carne”, explica.

De origem espanhola e raízes argentinas, o empresário cresceu ao lado de uma parrilla e aprendeu que o poder da comida pode unir uma família. “Com meus tios aprendi a ter paciência, uma das virtudes necessárias para preparar o fogo por duas horas e esperar outras cinco até que a carne fique totalmente pronta. Com o churrasco, nossas reuniões de família passaram a ser muito mais do que uma festa. Hoje, além de entusiasta do churrasco, estou à frente de uma das maiores empresas produtoras de carne de cordeiro no Brasil, a Quirós Gourmet, que nasceu de um sonho: manter a tradição da produção artesanal que minha família desenvolve há mais de 100 anos na Espanha”, conta Augusto.

Ele acredita que é necessário prática para se fazer um bom churrasco de maneira rústica e tradicional. “Fui descobrindo como deixar a brasa incandescente e trabalhar a temperatura linear do fogo, também passei a entender qual a distância que a carne deve estar do calor e fui conhecendo como atingir o ponto perfeito para os cortes. Claro que a teoria é muito importante para aprimorar as técnicas e também criar novas experiências. Estudo mestres como Francis Mallmann e Dário Cecchini em vídeos, textos, técnicas e receitas, mas minha ideia, no futuro, é me aprofundar e estudar mais para conhecer novas técnicas e ingredientes”, acrescenta o empresário. 

Augusto costuma dizer que a gastronomia é um grande braço do agronegócio e que depende dos ingredientes que ele lhe fornece. “Como produtor de cordeiro e a frente de uma empresa que tem a missão de desmistificar a cultura de consumo da carne de cordeiro no Brasil, percebi que minha empreitada na área de churrasco não poderia mais se manter como um hobby, mas sim como uma missão também. Eu precisava mostrar para as pessoas o quanto a carne de cordeiro é  versátil e como ela pode trazer uma nova experiência para a mesa das pessoas”, elenca.

Como bom churrasqueiro, Augusto faz churrasco praticamente todos os dias por causa do seu trabalho e nos finais de semana não é diferente. Ele aproveita para experimentar outros cortes que não sejam de cordeiro para se aperfeiçoar em tempo e tipos de cocção diferentes, além disso ele procura fazer receitas simples para que as pessoas possam incluir no seu dia-a-dia, como o Wrap de Kafta de cordeiro, que ele compartilha com os leitores da Revista Prado. Uma receita fácil e deliciosa, que fará sucesso no seu churrasco.

Ingredientes

  • Kafta de Cordeiro

  • Pasta de Mostarda

  • Queijo chancliche

  • Alface americana

  • Tomate em fatias

  • Pão de folha para Wrap

Modo de fazer

  • Sele a kafta de todos os lados na churrasqueira. Escolha um lado para iniciar e vá observando até que a carne fique caramelizada e então, vire a peça. Faça esse processo até que todos os lados sejam selados e que a kafta esteja inteira caramelizada. Coloque o pão de folha 30 segundos de cada lado na grelha e retire. Em seguida, faça uma listra de pasta de mostarda ocupando de ponta a ponta o centro do pão. Coloque o queijo chancliche por cima e depois duas fatias de tomate cortadas pela metade (coloque lado a lado). Retire a kafta da churrasqueira e coloque em cima do tomate, corte a alface americana em tiras e jogue por cima da kafta cobrindo ela toda. Tempere com azeite de oliva e sal à gosto. Enrole o wrap em formato de cone e corte em diagonal na metade. Sirva com batata frita e bom apetite!