Saúde é coisa séria!

Prevenção e conhecimento são imprescindíveis para uma vida saudável

Muita gente deixa para se preocupar com a saúde quando os problemas aparecem, no entanto, para ter disposição, um corpo saudável e um sorriso bonito é necessário se cuidar. E como diz o ditado popular “melhor prevenir, que remediar”, a prevenção, uma boa alimentação e exercícios físicos são essenciais para quem deseja viver com saúde e encarar os desafios do dia a dia com disposição.

Cuidado personalizado, contínuo e sistêmico

É fato que pelo menos 73% das doenças são influenciadas pelo estilo de vida e pelo ambiente em que vive determinada população. Dessa maneira, um modelo assistencial pautado no cuidado personalizado, contínuo e sistêmico, e que tem na prevenção uma forte aliada, torna-se um caminho seguro para quem quer viver mais e melhor. O plano Unimed Mais que a Unimed Campinas traz para mercado local e regional oferece justamente isso: o diferencial da Atenção Integral. É um plano que enxerga a pessoa de forma plena e leva em conta os demais aspectos que envolvem o contexto familiar, a atividade profissional e a vida como um todo, e não apenas a doença que a acomete.

O cliente que opta por este plano personalizado de cuidado, desenvolvido por uma equipe de profissionais que o acompanhará ao longo da vida, terá atendimento no Centro de Promoção à Saúde, o mais novo serviço próprio da Unimed Campinas instalado anexo ao edifício Penido Burnier, na Avenida Andrade Neves.  O espaço integra o Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) – serviço exclusivo dos beneficiários inscritos no Unimed Mais – a outras áreas importantes do cuidado, como a Medicina Preventiva e o Centro Multidisciplinar Integrado (CMI). “Os dois principais aspectos do Unimed Mais são o cuidado e a prevenção. Interagindo com os recursos assistenciais de forma sistêmica e regular, o cliente mantém a saúde em dia, evitando o aparecimento de doenças passíveis de prevenção. Nos planos convencionais, ao contrário, a procura pelo cuidado geralmente se dá quando a doença já está instalada e precisa de tratamento e de intervenções”, compara a diretora Médico-Social, Carla Rosana Guilherme Silva.

A equipe do Núcleo de Atenção Integral à Saúde (NAIS) é constituída por médicos (clínicos gerais e pediatra), enfermeiras e psicóloga. Por meio de um sistema de informações com prontuário eletrônico, o médico tem acesso ao histórico do paciente e pode agir de forma otimizada, com mapeamento de riscos e avaliações da saúde do beneficiário. ““Estamos seguros que a proposta de cuidado integral e contínuo ofertada pelo plano Unimed Mais veio para ficar. Isto porque o modelo representa o que melhor qualifica o atendimento prestado ao cliente, ao mesmo tempo em que torna as ações da Unimed Campinas mais seguras e sustentáveis”, afirma o presidente, José Windsor Ângelo Rosa.

José Windsor Ângelo Rosa, diretor da Unimed Campinas

Cuidando da melhor idade

Segundo a última projeção da Fundação Seade, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) chegará a 2050 com 3,47 milhões de habitantes. A população com menos de 15 anos, que era de 1.285.210 pessoas em 2010, vai perder 343,9 mil jovens até 2050, enquanto a de maiores de 60 anos, que era formada por 738.269 vai ganhar 1,59 milhão de pessoas, ou seja, triplicará. O envelhecimento da população é uma tendência geral e os serviços de saúde para os idosos é um grande desafio.  Com linhas de cuidados especiais para este público, o Hospital Beneficência de Campinas tem como a missão oferecer cuidados dignos, acolhedores e seguros a esta população mais vulnerável.

Implantado no Hospital há cerca de três anos, a Linha do Cuidado do Paciente Idoso Frágil é um modelo assistencial no atendimento integral e humanizado. “Desde o momento da chegada do idoso, no acolhimento, o médico – juntamente com a equipe multidisciplinar – faz a proposta terapêutica do paciente e nela estão incluídas todas as suas necessidades. Em cada uma das etapas do atendimento os riscos são monitorados. O modelo é estruturado com a finalidade de promover educação em saúde para profissionais, pacientes e seus familiares”, explica Claudete Nogueira, gerente Técnica Assistencial da Beneficência.

Além da Linha de Cuidado do Paciente Idoso Frágil, há também a Linha de Cuidado do Paciente Cirúrgico. “Os mais importantes hospitais do Brasil trabalham com modelos similares e pesquisas apontam que os retornos são sempre muito positivos”, comenta a gerente.

A médica Silvana Machado presta atendimento seguindo protocolos de modelo assistencial e humanizado implantado pelo Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas

Saúde Bucal

A saúde bucal aliada a um belo sorriso são pilares para o bem-estar e a autoestima. Assegurar saúde, funcionalidade, estética bucal e facial com tratamentos odontológicos é certeza de um lindo sorriso.

A ortodontista Viviany Maia, da Clínica Maia Dental Care, explica que o avanço da tecnologia possibilita o surgimento de novas técnicas que otimizam tempo de tratamento e garantem resultados seguros e duradouros. Em sua clínica, o uso dos Sistemas Ertty de Ortodontia já é realidade.  O procedimento consiste no uso de miniplacas como ancoragem temporária (ponto fixo de apoio), agilizando a mecânica ortodôntica, promovendo, assim, movimentações mais complexas e precisas. “Para tanto, o diagnóstico 3D é feito com tomografias e ressonâncias magnéticas de extrema precisão, dando condições para um planejamento minucioso de cada caso clínico. Saúde e estabilidade aos dentes, músculos, articulações e ossos da face. É uma técnica inovadora e assertiva”, considera a especialista.

A dentista conta que o novo método garante ganhos estéticos e duradouros, além de privilegiar a funcionalidade. “Com esse tipo de tratamento há uma reformatação óssea. A técnica leva em conta a face como um todo, o biotipo de cada paciente, suas características faciais e proporções. É esse equilíbrio no rosto que traz a beleza e harmonia ao paciente. Além disso, muitas vezes conseguimos evitar procedimentos mais invasivos aos pacientes, como é o caso das cirurgias ortognáticas”, reforça Viviany.

Porém, o profissional deve sempre levar em conta diversos fatores para determinar qual o melhor tratamento para cada tipo de paciente. “A técnica é aplicada de acordo com a necessidade de cada paciente após minucioso e conclusivo diagnóstico, permitindo o alcance da saúde e beleza facial inicialmente idealizados”, conclui a especialista.

A ortodontista Viviany Maia e a equipe da Clínica Maia Dental Care

Sorriso sempre bonito

Thiago Altro é membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética

Um belo sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa e a odontologia oferece diversos tipos de tratamentos que possibilitam a obtenção de dentes bonitos e alinhados. Para cada caso devem ser consideradas as limitações do paciente e suas individualidades. Contudo, após um tratamento bem planejado e executado, é possível alcançar um sorriso bonito e saudável. Além de sorrir com segurança, um belo sorriso facilita as relações sociais de trabalho, amizade e relacionamento.

Segundo Thiago Altro, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, as estruturas externas e internas do dente envelhecem e ao longo dos anos tendem a desgastar e provocar micro fraturas no esmalte (estrutura que reveste externamente o dente) e também o escurecimento da dentina (estrutura interna), grande responsável pela cor do dente, aumento de volume e saturação (amarelamento).  “Hábitos alimentares e funcionais fazem o processo 

de envelhecimento do dente acelerar. O consumo de alimentos ácidos, ranger de dentes noturno ou apertamento diurno, impacto sofrido durante exercícios físicos de alta intensidade como corridas e musculação, consumo de alimentos e bebidas com corantes, provocam danos aos dentes”, explica.

Altro conta que a odontologia estética visa deixar o sorriso esteticamente satisfatório e agradável e para isso, há diversos tipos de tratamentos, dentre os mais procurados, como as lentes de contatos, o clareamento e a restauração de resina composta. “Dentro de um planejamento e das características individuais de cada paciente, propomos um tratamento adequado ao sorriso da pessoa”, enfatiza o especialista.

Ele ainda frisa que as restaurações estéticas seguidas do clareamento dental é a sequência de tratamento ideal para rejuvenescer o sorriso. ‘’Atualmente os materiais restauradores são muito confiáveis, tanto a cerâmica quanto a resina e os pacientes se sentem muito satisfeitos com os resultados obtidos. Sorrir é de graça e faz bem à saúde”, completa Thiago.

Restaurações estéticas seguidas de clareamento dental são ideais para rejuvenescer o sorriso