Vai viajar no feriado ou no final do ano? Confira dicas indispensáveis para organizar sua mala

As especialistas em organização Nath Gonzaga e Mari Pasqual dão dicas para evitar saias justas no passeio – seja no calor do litoral ou no frio europeu

Compor uma bagagem perfeita pode exigir certa paciência dos viajantes. A mala não deve ser pesada demais (para evitar contratempos no terminal de embarque, por exemplo), mas precisa conter uma série numerosa de itens indispensáveis, precisamos nos planejar para que a mala seja uma solução e jamais um problema para as nossas tão esperadas férias, não é mesmo?

Para aconselhar sobre esse delicado equilíbrio entre o útil e o confortável, as especialistas em imagem e estilo Nath Gonzaga e Mari Pasqual tem dicas essenciais.

PLANEJAR seu roteiro de viagem conta muito para que sua mala esteja de acordo com as atrações. Pensar nos passeios, pesquisá-los e levar peças que condizem com cada atração faz  toda diferença. É importante observarmos quais peças podem ser repetidas em cada atração, principalmente, os sapatos, que ocupam muito espaço na mala e é uma peça ótima para otimizar seus looks.

FAÇA UMA PESQUISA DE CLIMA porque é imprescindível ter uma noção de como vai estar o tempo em seu destino. Porém, é uma previsão, então seja precavida, se o clima tempo apontar apenas calor, leve uma calça e um cardigã que conversem com todas as outras peças, como precaução, para que se tiver uma brisa mais gelada, você tenha o que vestir e vice e versa, se apontar apenas friozinho, leve um look mais leve para possíveis alterações climáticas. Vale lembrar, que essa dica é válida para destinos tropicais. Destinos extremistas como países muito frios ou muito quentes, leve somente roupas para aquele tipo de clima.

O ESPAÇO DA MALA PRECISA SER APROVEITADO para isso, existem duas opções de escolhas de looks, para uma viagem longa de 20 dias ou mais, aposte em uma mala cápsula, onde todas as peças se conversam e faça o cálculo de 1 parte de baixo para 4 de cima. Em malas como essa, investir em acessórios é a melhor saída para estar com o look sempre diferente. A mala cápsula é recomendável para viagens longas porque caso suje alguma peça, você tem tempo para lavar e usá-la novamente.

Para viagens curtas, o bacana é não passar aperto, por isso, tenha um look para cada atração, por exemplo: Em uma viagem de 3 dias, com 2 atrações diferentes por dia, leve 6 looks já montados (EXPERIMENTE-OS ANTES DE COLOCAR NA MALA), outro ponto relevante é observar atrações que você consiga ir com o mesmo look e se precisar, apenas alternar sapatos e/ou acessórios.

PARA EVITAR O EXCESSO DE BAGAGEM depois de separar os looks, dobre-os de maneira funcional e que amasse menos, dobrar a parte de cima entre a parte de baixo é um ótimo jeito de otimizar o espaço da mala.

ALGUMAS PEÇAS CORINGAS que não podem faltar em uma mala inteligente: Um tradicional e confortável jeans, uma t-shirt neutra básica, 1 cardigã neutro, 1 par de chinelos, 1 pretinho básico coringa que te acompanhe desde um almoço tranquilo à um jantar bacana, apenas alternando acessórios e sapatos.

Sobre o neutro: Cores que combinam com tudo, como preto, cru, cinza, entre outras.