Sonae Sierra Brasil realiza 11ª edição do Community Day; D. Pedro promove o Café Memória

Shopping centers da empresa fazem parcerias com instituições sociais para conscientização sobre a Doença de Alzheimer

Reprodução do documento Demência nas Américas

Campinas, 16 de outubro de 2017 – Este mês, a Sonae Sierra, empresa especialista em shopping centers promove, a 11ª edição do Community Day. A ação, que acontece anualmente, visa estimular o voluntariado dos colaboradores da companhia, que doam horas de trabalho em prol de projetos sociais.  Com o tema Alzheimer, os shoppings da empresa, entre eles o Parque D. Pedro, estabeleceram parcerias com instituições sociais no seu entorno, entre os dias 16 e 20 de outubro, para contribuir na divulgação e conscientização sobre a doença.

 

 

 

A enfermidade, que é incurável e se agrava ao longo do tempo, será o tema do Café Memória, evento do Parque D. Pedro que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, das 16h às 18h, com entrada franca. Não é necessário fazer inscrição. Para participar, basta comparecer no Pergolado, na Alameda, em frente da loja Claro, das 16h às 18h.

Café Memória conta com apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) /Sub-Regional Campinas, que comandará a roda de conversa nos dois dias de evento.  Serão tratados temas como diagnóstico precoce e diferencial, como reconhecer e lidar com seu próprio comportamento e falhas de memória, conscientização e aceitação da doença, nutrição, atividades cognitivas, estratégias preventivas, tratamento e assistência à pessoa com a doença, entre outros.

“Infelizmente ainda não há uma cura para Alzheimer, mas temos tratamentos que podem alterar a progressão da doença, aliviando sintomas e mantendo a dignidade da pessoa, além de dar apoio aos cuidadores, que podem ser profissionais da saúde ou mesmo familiares”, diz a fonoaudióloga Elisandra Villela Gasparetto Sé, coordenadora da Abraz Sub-Regional Campinas.

O nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso de uma paciente, uma mulher saudável, que aos 51 anos desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si.

Segundo a Abraz, a doença acomete hoje mais de 1,2 milhão de brasileiros. E, com o aumento da população idosa, acima de 65 anos – faixa etária mais afetada -, a tendência é que esse número continue crescendo e dobre a cada 20 anos, atingindo patamares alarmantes.  No mundo, estima-se em 50 milhões de pessoas com demência, número que irá triplicar até 2050, segundo documento publicado pela Alzheimer´s Disease International (ADO) em setembro deste ano.

Participam da ação os shoppings Campo Limpo e Plaza Sul (São Paulo-SP), Metrópole (São Bernardo do Campo-SP), Franca (Franca-SP), Parque D. Pedro (Campinas-SP), Manauara (Manaus-AM), Uberlândia (Uberlândia-MG), Passeio das Águas (Goiânia-GO), Boulevard Londrina (Londrina-PR), além dos colaboradores do escritório central.