Ouvir o paladar, desgutar o som

Uma das primeiras coisas que aprendemos ao nos iniciarmos como amantes do vinho é que, como bem disse Emile Peynaud, degustar é beber prestando atenção. Processar as informações obtidas através de nossos sentidos, despertando-os ao máximo, é exercício constante a cada garrafa que se abre, onde percebemos as nuances de cor do vinho (visão), os aromas (olfato) os sabores (paladar) e sensações tácteis (tato).

Mas onde entra nossa audição? Podemos mencionar o tilintar de taças no brinde, mas será que a audição pode ser incluída na degustação de vinhos de maneira mais completa? Adrian North, da universidade Heriot-Watt, em Edinburgo, realizou um estudo que mostra a influência da música na degustação de um vinho. Nesse experimento, homens e mulheres degustaram os mesmos vinhos ao som de músicas de estilos diferentes e os descreveram.

Com música clássica o vinho era descrito como suave e frutado, com rock era enérgico e refrescante, e tanto os vinhos tintos e brancos foram considerados poderosos e pesados por esses participantes ao degustarem os mesmos vinhos ao som de Carmina Burana.

Adrian em sua pesquisa considera a possibilidade de que as conotações emocionais da música podem ser capazes de funcionar como um símbolo que influencia a percepção do paladar. A pesquisa é baseada na teoria de Cognitive Priming, que diz que certos estilos de música estimulam certas partes do cérebro. Quando o vinho é degustado ao som dessas músicas, essas áreas já estão ativas e exercem um efeito correspondente na nossa percepção do paladar.

Proponho uma playlist com músicas, onde o vinho é o protagonista ou entra na letra da música:

Wine Wine Wine – Jimmy Binkley

Lilac Wine- Gold- Nina Simone

Red, Red Wine- Neil Diamond

Hotel California – Eagles

Strawberry Wine – Ryan Adams

Será que faz sentido? Que tal, ao abrir sua próxima garrafa de vinho, verificar você mesmo essa teoria?

Ana Galliano

A partir do mês de setembro, a especialista em vinhos, Ana Galliano trará curiosidades, dicas e informação sobre o universo da bebida que vem se popularizando ano a ano. Formada pela ABS Campinas com especialização em Marketing de Vinhos, a Head-Sommelière assina a carta de vinhos do Restaurante Don Manoel e do Olivetto Restaurante Enoteca, uma das mais premiadas do país, produzindo e apresentando os Wine Dinners promovidos pela casa.