Novo Audi A5

Sempre que me entregam um carro para testar ainda tenho a mesma sensação de estar pegando um brinquedo novo e, neste caso, é um brinquedão.

A Audi lançou recentemente no mercado brasileiro o modelo A5 Sportback.  O lançamento mundial aconteceu ainda no final de 2016. O lançamento da Audi é uma das grandes apostas da marca na categoria dos luxuosos e estará disponível em quatro versões: Attraction, Ambiente, Ambition e Ambition Plus.

O motor 2.0 TFSI também conta com variações: uma com 190 cv e outra com 252 cv e um grande apelo que merece destaque é o design arrojado do carro. O novo A5 rejuvenesceu com linhas extremamente elegantes que traz algo mais esportivo para o automóvel. A dianteira conta com quatro vincos no capô, além de uma grade hexagonal mais larga, pontos que reforçam o design esportivo.

A versão Attraction tem entre seus itens de série rodas de 17 polegadas, faróis de xenônio, seletor de modos de condução, sensores de luz, bancos dianteiros com regulagens elétricas e piloto automático com limitador de velocidade.

A partir da versão Ambiente, o automóvel está equipado com painel digital Virtual Cockpit e conta com bancos esportivos, GPS e rodas de liga leve de 18 polegadas. A próxima versão é a Ambition, que já vem equipada com o motor 2.0 de 252 cv, além dos itens das versões anteriores, a Ambition ainda possui tração nas quatro rodas.

O sistema de condução semiautônoma, como o Traffic Jam Assist, permite ao carro rodar sozinho em situações de trânsito. Além de manter distância segura do veículo da frente, acelerar e frear automaticamente, o recurso permite ao modelo permanecer dentro da faixa de rolagem automaticamente, sem que o motorista esteja com as mãos no volante.

Por fim, a top linha Ambition Plus, que além dos itens anteriores, ainda possui: ar condicionado digital de três zonas, faróis full led, teto solar elétrico panorâmico, kit esportivo S-Line, câmera de ré e espelhos retrovisores rebatíveis.

O A5 Sportback foi desenvolvido sobre a mesma plataforma modular do A4 e possui 4,67 metros de comprimento e perdeu 40 quilos, quando comparado com o A5 da geração anterior. Outro destaque muito interessante é que o porta-malas também ficou maior: são 456 litros de capacidade, sendo que a versão anterior possuía 455 litros.

Se está pensando em um carro de luxo, minha sugestão é não fechar nenhum negócio sem antes fazer um test drive com o novo A5. Pode ser ele quem irá deixar sua garagem mais bonita e na prática te proporcionar muita segurança e prazer ao dirigir.

Dicas de Direção

Como está o pneu do seu veículo?

A hora de trocar um pneu não é quando o desenho desaparece e fica liso, o famoso careca. Na verdade, no momento de troca ainda existe 1,6 mm de desenho. Existe um ressalto no fundo do desenho em oito partes da banda de rodagem, esse é o indicador do limite de desgaste. Conforme o pneu vai gastando ele se aproxima do contato com o solo, no momento em que esse ressalto fica paralelo com o desenho é hora de substituir por um novo.

Caso você tenha descuidado do rodizio e dois pneus chegaram ao limite de desgaste necessitando serem substituídos e os outros dois estão em torno de meia vida e, por tanto continuará rodando, é importante que os dois pneus novos tenham as mesmas especificações dos pneus remanescentes, ou seja, mesma marca, desenho, medida, índice de velocidade e carga. Há quem mantenha as medidas, mas mistura marca e desenhos rodando no mesmo veículo e isso é um grande erro que irá gerar um desequilíbrio no veículo.

Com dois pneus novos e dois pneus meia vida, você deve instalar os pneus novos no eixo traseiro e os usados no eixo dianteiro por questões de segurança. Eu em 1996 provoquei um hábito equivocado no mercado que fazia exatamente o contrário. Foram vários testes que indicavam o risco de perder o carro de traseira quando os novos estavam na frente e os usados atrás. Falo baseado na experiência de quem testou diversas vezes.