Estamos em festa!

Setembro chegou e neste mês comemoro mais um ano de vida empresarial no ramo da beleza. Por isso decidi escrever sobre o tema, mas indo além dos cremes, batons e serviços maravilhosos com que trabalho todos os dias e que estão sempre presentes nessa coluna.

O Brasil é o terceiro maior mercado de beleza e higiene pessoal do mundo e que emprega cerca de 5 milhões de pessoas no país! Com números assim, não é raro encontrar tanta gente interessada em trabalhar com beleza e cuidados pessoais, seja como profissional de cabelo, unhas, maquiagem, estética ou como empreendedor.

Ao longo desses 21 anos à frente de um salão de beleza vi o setor crescer por anos consecutivos e se modernizar em diversos aspectos. Os investimentos em tecnologia de cosméticos se tornaram cada vez mais vultosos, assim como em treinamento e educação. O setor se profissionalizou e isso deu à medida que os clientes se tornaram mais exigentes.

Além disso, várias questões normativas e técnicas foram estabelecidas como leis sanitárias, tributárias e trabalhistas que trouxeram amadurecimento ao setor.

Tive o privilégio de ver famílias crescerem junto comigo, sendo muitas mulheres responsáveis pela maior renda da casa, ou seja, participamos de um processo de empoderamento da mulher, que é glorioso. Também pude acompanhar a realização de sonhos e crescimento de muitas pessoas!

E nada é mais envolvente nesse ramo que isso… participar dos momentos mais felizes da vida das pessoas como casamento, formatura ou uma simples ida ao salão para elevar a autoestima, transformando a semana e pessoas que estão ao seu redor.

Claro, como todo trabalho, não deixa de ter desafios e desapontamentos, mas o saldo é sempre positivo. Principalmente se medido em satisfação. Se você também se identifica com um trabalho assim, estude, pesquise e lembre-se que esse é um trabalho que realiza sonhos.

Este ano realizarei mais um, uma nova sede para o nosso salão que inauguraremos em breve. E tudo isso só me dá vontade de ir ainda mais adiante.  Que venham mais 21 anos!