Creme suiço com massa folhada

fotógrafa Cristiane Izidoro nunca gostou de cozinhar. Ela conta que com a correria do dia a dia, ela, o marido e o filho de 11 anos, sempre faziam as refeições fora de casa ou optavam por comida industrializada. “Com a vida corrida, a opção sempre era o que estava mais fácil ou comíamos fora de casa”, conta.

Mas há um ano essa realidade começou a mudar. Depois de assistir programas de culinária na TV e ver a postagem de uma professora de culinária nas redes sociais, começou se interessar pela culinária. “Vi que nos programas até crianças faziam receitas incríveis e então conclui que cozinhar não era tão difícil assim. Comecei a fazer aulas e aprendi como preparar diversos pratos e me apaixonei pela culinária”, diz empolgada.

E desde que se apaixonou pelas panelas, adora comprar utensílios e novas peças para sua cozinha. “Cozinhar é uma terapia e agora sinto prazer em investir em utensílios como panelas de boa qualidade, por exemplo. Aprendi a importância de cada item para se preparar uma boa refeição”, elenca Cristiane.

Ela já aprendeu diversas receitas da cozinha italiana e árabe, bolos, tortas, sopas e caldos, e diz que seus pratos fazem sucesso entre a família e amigos. E para provar que ela aprendeu direitinho, a fotógrafa preparou um prato que é simplesmente maravilhoso para compartilhar com os leitores da Revista Prado. Ideal para qualquer ocasião, essa receita conquista até os paladares mais exigentes. Experimente!

Ingredientes

500ml de leite

250ml de creme de leite

50ml de vinho branco seco

50 gramas de parmesão

50 gramas de queijo gruyère ou fontina

50 gramas de gorgonzola

Noz moscada

1 ramo de tomilho

40 gramas de cebola

25 gramas de manteiga

25 gramas de farinha de trigo

Massa folhada

Gema

Os queijos podem ser substituídos por outros de sua preferência.

Modo de fazer:

Doure a cebola na manteiga, adicione a farinha de trigo e cozinhe por três minutos. Acrescente o leite em três partes e utilize um fouet (batedor de arame), adicione o creme de leite, os queijos (se tiver um mixer, utilize para bater a sopa dentro da própria panela, desmanchando bem o queijo e dando uma textura mais aveludada) e também o tomilho. Rale um pouco de noz moscada e adicione ao creme. Se necessário, utilize um pouco de sal. Despeje o vinho no creme e cozinhe por mais alguns minutos. Coloque o creme em potes individuais e cubra com um disco de massa folhada com diâmetro um pouco maior que o pote e pincele a massa folhada com gema. Passe gema na borda do pote para grudar a massa. Asse em forno preaquecido à 200 graus, por 10 minutos aproximadamente. Aproveite e saboreie com a família ou com os amigos!