Barcelona: a vibrante capital Catalã

A segunda maior cidade da Espanha é a capital da Catalunha e referência arquitetônica, artística e cultural na Europa

vibrante e cosmopolita Barcelona tem de tudo um pouco para oferecer a seus moradores e visitantes, seja arte, cultura, arquitetura, praias, gastronomia, vida noturna agitada, futebol e inúmeras atrações para todos os gostos.

Impossível visitar a cidade e não conhecer pelo menos uma obra de Antoni Gaudí, o famoso arquiteto que fez parte do movimento modernista catalão e tinha um estilo único e muito diferente. A maioria de suas obras está em Barcelona e sete delas foram classificadas como patrimônio mundial pela Unesco. Entre as mais importantes, destacam-se a Casa Milà, considerada uma das maiores obras da Art Nouveau, a Casa Batlló, o Palau Güell e a imponente Basílica da Sagrada Família, considerada a obra-prima de Gaudí e o edifício mais emblemático de Barcelona. A construção se iniciou em 1882, mas foi no ano seguinte que Gaudí, na época com 31 anos de idade, assumiu a obra e esteve à frente dela até o ano de sua morte, em 1926. O templo ainda não foi concluído, e não se estima o término para antes do centenário de sua morte, em 2026.

Outra grande obra de Gaudí é o Parc Güell, que foi encomendado pelo empresário Eusebi Güell e construído entre 1900 a 1914. O parque é muito bonito, colorido e arborizado. Bom lugar para passear, descansar, tirar fotos, estar em contato com a natureza, repor as energias e conhecer mais um pouco sobre a obra do famoso arquiteto.

Muito movimentada, Las Ramblas é um calçadão no coração da cidade com vários restaurantes, cafés, lojas e bares. O mercado La Boqueria e o Grande Teatro do Liceu também estão localizados nesta área.

O Parc Montjuïc é um local com muitos atrativos e lá é possível visitar a Fundació Joan Miró, o Parque Olímpico e o Passeig de la Fama (uma calçada da fama do esporte), o Palácio Nacional, que é a sede do Museu Nacional de Arte da Catalunha (MNAC), o Castelo Montjuïc e a Fonte Mágica. Além de tudo, por se localizar numa montanha, Montjuïc proporciona uma vista maravilhosa da cidade.

A Camp Nou Experience, visita ao estádio do Barcelona, é parada obrigatória e um passeio muito divertido para os amantes do futebol. Além de todas atrações culturais, a cidade ainda tem praias. Barceloneta é a mais famosa e a mais cheia, talvez porque fica bem próxima ao centro da cidade e é fácil chegar. Tem também Nova Icària, Bogatell, Mar Bella, Nova Mar Bella, entre outras belíssimas praias.

A vida noturna em Barcelona é um espetáculo. Wet Deck no W Hotel, Carpe Diem Lounge Club – CDLC, Opium, Sutton, Pacha e muitas outras danceterias fazem a alegria dos baladeiros de plantão e tornam a noite catalã uma grande festa. E a cada rua, em cada esquina, Barcelona surpreende e encanta pessoas do mundo inteiro em busca de vibração, diversidade e cultura.