A arte de criar joias

Simone Scorsi é pedagoga de formação, mãe da Vitória e do Gabriel e há mais de 20 anos atua como designer de joias. A empresária conta que sua família sempre trabalhou na área metalúrgica e após fazer um mapa astral foi orientada a trabalhar com criatividade e fogo, então resolveu se dedicar a fundição de metais. “Sempre fui apaixonada por arte e como sempre tive habilidades manuais, logo me familiarizei com a ourivesaria, comecei a fundir metais e a aprender noções básicas de oficina, me apaixonei tanto pelo oficio, que estou nele até hoje”, comenta.
A empresária do ramo das joias conta que foi um concurso que a incentivou continuar e se dedicar ainda mais. “Em certa ocasião recebi um convite para um concurso de designer de joias e foram mais de 64 horas de elaboração, entre a criação e finalização do desenho, e para minha surpresa, fiquei classificada entre as primeiras do país. Isso me incentivou a procurar um curso de desenho técnico na área. Na época conheci uma amiga e juntas desenvolvemos a primeira linha em prata, com pedras naturais e banho de ouro”, explica a designer.
Simone diz que após ingressar nessa área tudo sempre fluiu muito bem e atribui muito do seu sucesso a carreira do seu avô. “Muito do que presenciei na carreira do meu avô antecipou o que eu estava aprendendo, a linguagem e nomenclaturas eram familiares. Assim segui desenvolvendo peças em ouro e vendendo aos amigos próximos. O mercado me acolheu de braços abertos, as oportunidades fluem facilmente até hoje, o que significa muito para mim, encaro como uma confirmação de estar no caminho certo”, comemora.
A designer diz que sua prioridade são os filhos e que conta com a ajuda a família e da sua competente equipe para conciliar o papel de mãe e empresária. “ Meus filhos são minha prioridade, conto com o apoio da minha mãe e também agradeço por meus filhos serem centrados, dotados de uma energia muito boa, focados no que querem e que sabem fazer boas escolhas. Consigo conciliar trabalho e meu papel de mãe com sucesso. Também conto com uma equipe excelente que trabalha comigo, meninas de máxima confiança e competentes, o que me permite essa flexibilidade”, diz Simone.
Para o futuro, Simone Scorsi aposta em parcerias internacionais. “Objetivos são segredos e estes ficam bem guardados no cofre, como boa joalheira que sou. Mas tenho convites para parcerias fora do Brasil, como foi o último desfile de Moda Swim, em Miami, no mês de julho, em que vesti minhas joias nos biquínis da renomada estilista Silvia Ulson. São presentes da vida. Vem mais por aí”, finaliza.