Acupuntura para animais

A técnica milenar traz benefícios aos pets

Acupuntura é uma técnica oriental milenar que utiliza agulhas e outros instrumentos que, colocados nas regiões certas, liberam no organismo substâncias químicas capazes de aliviar dores e sintomas de algumas doenças. A técnica também funciona muito bem para os bichinhos e está cada vez ganhando mais espaço como uma ótima forma de tratamento para diversos problemas.

Para a acupunturista veterinária Constanza Sevá Nogueira, o procedimento visa a restauração e a manutenção da saúde por meio do equilíbrio da energia vital. “O tratamento por acupuntura vem sendo utilizado em animais e seres humanos há pelo menos cinco mil anos com sucesso. A sessão de acupuntura veterinária consiste no estímulo de determinados pontos do corpo dos cães por meio da inserção de agulhas, aplicação de calor, massagens e técnicas de manipulação e eletroestimulação, ultrassom, injeção de substâncias nos pontos e do uso de raio laser”, diz.

Segundo a veterinária não há nenhuma contraindicação para um animal fazer acupuntura e ela vem sendo indicada pelos clínicos e cirurgiões veterinários, tornando-se popular por ser uma terapia segura e eficiente. “Podemos destacar os benefícios da acupuntura em doenças neuromusculares, problemas de coluna, distúrbios respiratórios, digestivos, sequelas de cinomose, problemas dermatológicos. A técnica é particularmente útil para analgesia em dores agudas e crônicas e tratamentos de paralisias”, completa Constanza.

A médica alerta que a acupuntura não substitui uso de remédios. “O animal pode ser tratado inicialmente com toda medicação necessária e jamais deve-se interromper o uso, se for indicada. O uso de qualquer medicação não interfere no resultado da acupuntura”, acrescenta.

Constanza ainda conta que o animal não sente dor nas sessões de acupuntura e caso o bichinho seja mais agitado e não aceite o uso de agulhas, o especialista irá escolher outra técnica da acupuntura. “ Pode acontecer de o pet ser agitado e o profissional ter que optar por outra técnica da acupuntura, como o uso do laser, por exemplo”, aponta.

Uma sessão de acupuntura dura, em média, 40 minutos, mas dependendo da enfermidade o tempo pode aumentar. O tempo de tratamento também só poderá ser determinado após consulta e diagnóstico.  “Dependendo do caso, o animal vai precisar de mais tempo nas agulhas e alguns casos menos tempo, ou até mesmo acrescentar mais técnicas na sessão o que pode durar mais. Indicamos sessões uma vez na semana, em casos de animais em crise de coluna, por exemplo”, finaliza a acupunturista.