A magia que agrada gregos e troianos

Difícil encontrar alguém que nunca assistiu às Olimpíadas, não ouviu falar de mitologia ou deixou de reconhecer aquela paisagem com casinhas brancas em alguma foto de revista. Berço da civilização ocidental, a Grécia transborda história, cultura, arte, filosofia, arquitetura, culinária e belezas naturais. É um dos destinos mais procurados do mundo.

A histórica Atenas

A capital da Grécia é repleta de atrações, tais como a Acrópole, ponto turístico mais famoso da cidade, onde fica o Partenon (século V a.C.) dedicado à Atena, a deusa da sabedoria, o Templo de Zeus, o Panathenaic Stadium, estádio que sediou os primeiros Jogos Olímpicos modernos em 1896, Plaka, o famoso e mais antigo bairro da cidade, é também conhecido pela sua vida noturna agitada com muitos restaurantes, bares e danceterias. A Praça Monastiraki e o bairro de Gazi valem uma visita. Do Monte Lykabettus é possível ter uma bela vista de Atenas.

Ios: a surpresa

Localizada entre Mykonos e Santorini, Ios é uma ilha bem pequena e não tão famosa. Para se ter ideia, rodam apenas quatro táxis por lá. É um lugar aconchegante, com belas praias e muitos turistas. Surpreende pelo clima jovem e festivo. Os passeios de barco são ótima opção para conhecer praias desertas. Para os adoradores da vida noturna o que não faltam são opções de bares e danceterias. A Grécia é um lugar marcante por sua energia, pela vibração do povo grego, pelos cenários e beleza que saltam aos olhos. É um país criado e abençoado pelos deuses, definitivamente!

A fervilhante Mykonos

Cinco horas pela embarcação ferryboat separam Atenas de Mykonos. Lá é possível avistar as tradicionais casinhas brancas e suas portas coloridas. As casas são pintadas de branco por causa do forte calor no verão. É uma forma de refletir a luz solar, diminuindo a intensidade do sol.

Mykonos é conhecida por suas praias e pela badalação. Comparada a Ibiza, a ilha tem muitos beach clubs e danceterias que se localizam na Paradise Beach. Para quem procura sossego, a praia de Thalassa Kalafatis é uma boa opção.

A charmosa Mykonos Town ou Chora, é o centro da cidade, cheio de ruelas que parecem mais um labirinto. Há muitas lojas de souveniers, bares e restaurantes. No final do dia a sugestão é assistir ao pôr do sol nos moinhos de vento.

A belíssima Santorini

No mar Egeu, a 200 quilômetros de Atenas, Santorini é um lugar que chama a atenção pela beleza e por sua atmosfera romântica. Tem uma ótima estrutura de bares e restaurantes, bem como pubs e danceterias.

Quem vai até lá não pode deixar de visitar o vilarejo de Oia, onde é possível apreciar o pôr do sol considerado um dos mais bonitos do mundo. No final do dia, depois de passear pelo vilarejo, escolha um bom restaurante, peça uma taça de vinho branco, saboreie pães com tzatziki (pasta de iogurte e pepino típica da culinária grega) e aguarde o espetáculo da natureza.

Outras dicas de passeios são as ruínas-museu da cidade de Akrotiri, o vulcão de Santorini, o castelo de Oia, as praias Red Beach e Black Sand Beach  e a degustação de vinho na Santo Wines.