New England IPA

New Englan IPA, Juicy IPA, Hazy IPA, Northeast IPA, são variações do mesmo tema para o mesmo tom. Trata-se de um novo conceito de India Pale Ale ou IPA, mais aveludada, turva, cremosa e muito aromática. Originária da região de Vermont, nordeste dos EUA, a NE IPA surgiu na cervejaria The Alchemist, com a Heady Topper em 2003 e desde então é um fenômeno entre as cervejas.

Buscavam algo diferente das “tradicionais” american IPA’s, onde se usa uma base de malte para contrabalancear o amargor dos lúpulos americanos. Trouxeram uma cerveja turva, aveludada, encorpada, amargor limpo, sem maltes caramelizados extremamente aromática e frutada que remetem a frutas amarelas tropicais como: melão, mamão, pêssego, abacaxi, entre outras.

A nova IPA se espalhou para o restante dos EUA e chegou ao Brasil com tudo. Diversas cervejarias começaram a produzir as NE IPA’s que caíram no gosto do brasileiro e pesaram no bolso do consumidor. Com ingredientes quase que 100% importados, fermentos específicos, altas quantidades de lúpulos e o envase em lata, deixaram a bebida do dia a dia bem cara. Mas, as cervejas sumiram das prateleiras em poucas horas e logo as cervejarias viram um novo nicho dentro do mercado em que as pessoas pagavam pela excelência e qualidade.

O eixo Rio-São Paulo está entre os destaques na produção de NE IPA e podemos citar a cervejaria Dogma em São Paulo e as cervejarias Hocus Pocus e Mistura Clássica no Rio de Janeiro. A linha de NE IPA da mistura clássica chegou com três rótulos e vamos falar da Shark Attack, produzida com a levedura Conan, clássica do estilo que amplifica a explosão de aromas dos lúpulos Mosaic e Amarillo, turva e sabores frutados que remetem a manga, melão, maracujá, tangerina, damasco e grapefruit.

Para quem gosta de lúpulos, cervejas refrescantes, encorpadas e frutadas vale a pena desbravar esse novo conceito de IPA ou New England IPA ou Hazy IPA ou Juicy IPA. Saúde!