Veramente siciliano

Há pouco mais de dois meses, a Taverna do Chef Nico, localizada em Vinhedo, está em novo endereço. Mais ampla que a anterior, a sede atual permitiu a oferta de novidades aos clientes. A principal delas foi a criação de um espaço para a produção de pizzas, no tradicional estilo italiano. As “redondas”, que às vezes assumem outras formas, são preparadas de modo artesanal, com ingredientes italianos e em tamanho individual. “Aqui, se faz e se come pizza como na Sicília”, afirma o chef Nicoló Ferdico, que é também siciliano e proprietário do restaurante.

As pizzas do chef Nico são resultado de um longo processo. A massa, por exemplo, permanece fermentando por no mínimo dois dias antes de ser aberta, receber cobertura e ir ao forno a lenha. O método, somado à qualidade dos ingredientes, confere ao prato muito sabor. Na visita que fiz à casa, tive a oportunidade de provar uma de aliche com cebola caramelizada. O contraste entre os elementos salgado e doce aparece muito bem inserido na receita. Ao todo, são dez sabores diferentes. “Mas pelo menos uma vez por semana eu faço uma pizza fora do cardápio para surpreender os clientes”, avisa chef Nico.

Outro espaço novo é a adega climatizada, que armazena não somente vinhos, mas também charutos. O cardápio de massas, carnes e frutos do mar não sofreu alteração. O carro-chefe da taverna, o espaguete preparado dentro de uma peça de queijo grana padano, continua à disposição dos apreciadores. “Se eu tirar esse prato do menu, sou um homem morto”, brinca o cozinheiro.

A Taverna do Chef Nico agora fica na Rua dos Pardais, 490, em Vinhedo.