Roteiro de Inverno

Oficialmente em 21 de junho começa o inverno e para aproveitar o clima frio, a Revista Prado preparou um roteiro com lugares incríveis para curtir as baixas temperaturas sozinho, a dois ou em família.

Campos do Jordão – O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que acontece de 01 a 30 de julho, é o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, e é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Além das atrações musicais, a cidade oferece passeios de teleférico até o morro do Elefante, o Zoom Bike Park (um dos melhores parques de mountain bike), a pedra do baú, Mosteiro Beneditino de São João com seus belos jardins e lindo canto gregoriano, e é claro, o Capivari – coração turístico de Campos do Jordão-, onde estão as melhores lojas e restaurantes.

 

Monte Verde – Situada em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, o distrito ligado a Camanducaia (MG), tem pouco mais de 4.000 habitantes e reserva a tranquilidade de uma pequena cidade do interior. É uma ótima alternativa para quem procura o clima frio das montanhas e a paz do convívio íntimo com a natureza. Com uma paisagem que lembra os Alpes suíços, há uma diversidade de restaurantes e passeios, e o turista pode escolher entre um roteiro rural, que passa por fazendas históricas e cidades vizinhas ou circuito radical, para quem busca adrenalina e esportes de aventura, com alternativas para as crianças também.

 

São Roque – A cidade oferece variadas opções de lazer para toda família. Na conhecida Rota do Vinho, são diversos estabelecimentos distribuídos por três vias. Para quem vai com as crianças, a cidade oferece dois programas imperdíveis: o Ski Mountain Park, que conta com pista de esqui e outras atividades, a Fazenda Angolana, onde os pequenos entram em contato com animais, locais para ver a cidade de cima, construções históricas e hotéis charmosos, completam o roteiro.

Amparo – O tradicional Festival de Inverno que acontece em julho, conta com diversas atrações. Além disso, o município é reconhecido por sua natureza exuberante, de clima ameno, águas medicinais e, sobretudo por sua consciência em torno da preservação de seu patrimônio arquitetônico e histórico. Quem passa pela cidade não pode deixar de conhecer o Centro Histórico, Parque Ecológico, Centro Hípico Hipocampo e a Fazenda Benedetti.

.

Campinas – Apesar de não ser uma cidade turística, os distritos de Sousas e Joaquim Egídio contam com uma área de Proteção Ambiental e são cortados por pelo rio Atibaia. Com um roteiro que engloba caminhadas, trilhas e passeios de bicicletas, há excelentes opções gastronômicas. Além disso, Campinas ainda oferece lugares charmosos e aconchegantes, com comidinhas deliciosas, para aproveitar as noites mais frias. Confira:

Romana – As unidades Cambuí, Dom Pedro e Barão Geraldo servem todos os dias no fim da tarde um buffet de sopas e caldos com cinco opções de sabores, inclusive uma doce. Entre os sabores servidos estão: sopa de batata doce com bacon, beterraba com queijo minas, tomate picante com iogurte, creme de mandioquinha com shimeji, creme de cenoura com canela, creme de milho com frango e creme de abóbora com carne seca. Além disso, a tradicional casa campineira oferece opção delivery e o cliente pode escolher um ou meio litro de sopa ou caldo e vem acompanhado com uma porção de torradas e queijo ralado. O delivery entrega ainda bebidas, alguns itens da conveniência, como pães francês e peito de peru e doces.

Kaizen- O cardápio traz opções quentes e que vão esquentar os dias mais frios, começando pelos queridinhos Teppanyakis, que são pedaços de carnes, frango, frutos do mar e legumes feitos nas chapas de ferro quente. Para quem quer pratos menos conhecidos entre os brasileiros, algumas sugestões da casa são o Udon, sopa de macarrão grosso feito de farinha de trigo, o Sukiyaki, com legumes, carnes, queijo de soja, cozidos em uma panela com molho de soja, e o famoso Lamen, que apesar de popular no Japão, tem origem chinesa e consiste em um combinado com macarrão, legumes e pedaço de carne (bovina, suína, ave ou frutos do mar), tudo imerso em um caldo extraído de verduras.