Estrogonofe ao vinho

A jornalista Roberta Campos sempre esteve envolvida com a culinária. Durante a infância e parte da adolescência passava o dia na casa de sua avó Maria Nazareth, que sempre fez muitos doces, biscoitinhos de nata, doces em compota, entre outras delicias, e ela acompanhava o preparo bem perto. A mãe, dona Regina Celi, ensinava os pratos salgados e Roberta ia trilhando seu caminho dentro da gastronomia. “Minha mãe e minha avó são as responsáveis pelo meu interesse em cozinhar e inventar novas receitas” conta.

Quando começou a faculdade, Roberta foi morar sozinha e precisava cozinhar diariamente, foi aí que começou a aperfeiçoar sua performance com as panelas. Depois de formada, a profissão também a levou para o lado da gastronomia. “Já tinha interesse e gosto por cozinhar, gosto de testar novos ingredientes em receitas tradicionais e faço minha versão. Meu trabalho também me levou para essa encantadora área e proporciona um aprendizado diário”, confidencia a jornalista.

Além de gostar muito de fazer pães, suas especialidades são lasanha de abobrinha ou berinjela, empadão de frango e o estrogonofe, em uma versão desenvolvida por ela. “Esses pratos fazem sucesso com a família, amigos e principalmente com o marido, que aliás, digo que fisguei pelo estômago”, diverte-se Roberta, que já fez um curso de culinária com o renomado chef francês Laurent Suaudeau.

Com uma simpatia ímpar e muito bom humor, a profissional que sempre experimenta novas receitas na televisão trocou de lugar comigo e teve seu dia de chef. Desta vez, ela preparou uma versão de estrogonofe, receita desenvolvida por ela, para eu provar e compartilhar com os leitores.

Uma receita fácil, diferente e muito saborosa. Delicie-se com o estrogonofe da Roberta!

Ingredientes (para 2 pessoas)

500 gramas de filé mignon ou alcatra

750 ml de vinho tinto seco de boa qualidade

1 colher (sopa) de molho barbecue

1 lata de creme de leite

1 ramo de tomilho

2 colheres (sopa) de alho picado

2 colheres (sopa) de manteiga

Sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Temperar a carne com o alho e deixar na geladeira por 6 horas. Na panela coloque a manteiga, refogue a carne com sal e deixar secar um pouco da água.

Redução de vinho: Coloque o vinho na panela, misture ½ colher (sopa) de sal e deixe no fogo médio por cerca de 40 minutos até reduzir e ficar espesso. Junte a carne já refogada, acrescente o molho barbecue, o creme de leite e reduza o fogo e deixe cozinhar até finalizar.

Pão:

1 quilo de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (chá) sal

1 xícara (chá) de água morna

1 copo de iogurte desnatado

2 colheres (sopa) manteiga

2 sachês de fermento biológico

2 ovos

Modo de fazer: Misture o fermento com a água morna, o açúcar e 1 copo de farinha de trigo. Reserve até dobrar de tamanho. Depois acrescente o iogurte, 1 ovo, a manteiga, o sal e misture bem. Coloque o restante da farinha aos poucos e quando der ligar comece a sovar a massa. Sove bem, divida a massa em quatro partes iguais (faça bolinhas), unte a assadeira, coloque as bolinhas, pincele com o outro ovo, faça um leve corte na parte superior da massa e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, por 45 minutos ou até dourar. Após assar, retira a tampa do pão, um pouco do miolo e coloque o estrogonofe. Bom apetite!