Festival Brasileiro da cerveja – Blumenau SC

Uma das datas mais esperadas do ano para os cervejeiros é o Festival Brasileiro de Cerveja, que acontece todo ano em Blumenau – SC. Hoje, é considerado o maior evento cervejeiro da América Latina e tem crescido a cada ano.

Esse ano o festival aconteceu entre os dias 8 a 11 de março e contou com mais de 800 rótulos de diversas cervejarias nacionais para o público apreciar, além de palestras, minicursos, seminários, harmonizações, empreendedorismo cervejeiro, programação cultural e gastronômica.

Outro ponto forte do festival é o Concurso Brasileiro de Cervejas, que teve inscritas mais de 2.000 cervejas entre 135 estilos de 222 cervejarias brasileiras, avaliadas por juízes nacionais e internacionais. Esse concurso visa premiar com medalhas (ouro, prata e bronze) as melhores cervejas produzidas aqui.

Durante o FBC o visitante pode provar as inovações que as cervejarias produzem ao longo do ano e também experimentações de diversos estilos como cervejas envelhecidas em barris, ou com adição de frutas típicas brasileiras e estilos esquecidos pelos cervejeiros.

O público empreendedor não ca de fora, uma vez que, um galpão com cerca de 5.000m2 foi construído para a exposição de insumos, equipamentos e maquinários. As três cervejarias mais premiadas desse ano foram: Tupiniquim (RS), seguida pela paranaense Bodebrown e em terceiro lugar, a também paranaense, Bier Hoff.

A cervejaria Bodebrown vem conquistando fãs em todo o território nacional. Samuel Cavalcante, cervejeiro da Bode, inova sempre e traz ao público do festival algumas das suas receitas mais inusitadas. Algumas cervejas apresentadas nos quatro dias são de exclusividade do FBC.

O Festival, junto com o Concurso de cervejas em Blumenau, ganha a cada ano maior visão nacional e internacional e eleva o cenário cervejeiro do país a outros níveis. Fique atento na agenda da FBC para as datas do ano que vem, muita cerveja boa vem por aí. Saúde!