Malabie com geleia de damasco e calda rústica de morango

Sofia El Khatib é formada em relações públicas, mas se enveredou pelo saboroso caminho da culinária. Ela conta que quando se casou, há 23 anos, não sabia cozinhar e aprendeu tudo o que sabe sobre a culinária árabe com a sogra. “Aprendi muitos pratos árabes com minha sogra. Gostei tanto que fui me aperfeiçoar, z um curso de gastronomia e hoje faço diferentes receitas de diversas cozinhas”, explica.

Além de cozinhar para os três filhos: Fayruz, de 17 anos, que gosta de fazer doces, Maruah, de 10 anos, que prefere fazer pratos salgados e Abdallah, que aos 11 anos prepara massas deliciosas, o marido Ali, que também cozinha muito bem, Sofia ainda vende suas receitas para a vizinhança, faz kits para festas e happy hour, prepara jantares e pratos avulsos para diversas ocasiões. “Transformei a culinária em negócio”, revela Sofia.

Ela recebeu a equipe da Revista Prado em sua casa com um verdadeiro banquete árabe e entre tantas delicias, escolhi essa receita, que é um clássico da culinária libanesa, para compartilhar com vocês! É uma delícia!!

Ingredientes: (rende 8 porções)

  • 1 litro de leite integral.
  • 1 colher de sobremesa de água de flor de laranjeira – Al Mazahar.
  • 1 colher de sobremesa de iogurte natural.

Geleia rústica de damasco:

  • 500 gramas de damasco seco.
  • Água suficiente para cobri-los.
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar.

Calda rústica de morango:

  • 500 gramas de morangos frescos.
  • Água suficiente para cobri-los.
  • 2 xícaras (de chá) de açúcar.

Modo de fazer

Geleia rústica de damasco:

Pique os damascos em cubos e leve ao fogo com a água e o açúcar. Mexa até formar uma geleia. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira.

Calda rústica de morango:

Leve ao fogo os morangos, o açúcar e água. Mexa até formar uma calda. Retire do fogo, deixe esfriar e leve à geladeira.

Malabie:

Coloque um litro de leite para aquecer até levantar fervura, deixe ficar morno (37o). Você pode colocar o dedo até suportar a temperatura, esse é o ponto correto. Acrescente duas colheres de iogurte natural diluído em um pouco do leite, misture tudo devagar, coloque em um pirex, cubra toda a vasilha com um pano grosso e leve para descansar em um local sem ventilação, dentro do forno, por exemplo, de 8 a 12 horas. Retire o pano e você tem a coalhada fresca. Leve a geladeira por uma hora, coloque-a em um litro de papel ou coador de pano deixando escorrer por 6 horas obtendo uma coalhada cremosa. Acrescente uma colher de sobremesa de água de flor de laranjeira e misture bem.

Montagem:

Coloque um pouco da geleia rústica de morango em taças, a coalhada, cubra com a geleia rústica de damascos e leve-as para gelar por uma hora. Finalize decorando com uma folhinha de hortelã.

Agora é só servir e se deliciar. Bom apetite!