Cervejas Ciganas

É fácil perceber o aumento das cervejas especiais em pontos especializados e até mesmo naquele lugar que você jamais imaginava encontrar nada tão específico. Daí vem a pergunta: de onde surgem tantas cervejas artesanais nas prateleiras?

As grandes fábricas viram nesse mercado um grande potencial de crescimento e novas oportunidades, e usam de seu poder de negociação, capital e posicionamento para comprar cervejarias menores e já consagradas, apresentando ao público uma carta maior de cervejas. Podemos citar também cervejarias artesanais que lutam há anos para se posicionar no mercado com seus produtos e levar uma qualidade maior aos seus clientes. Mas existem ainda as cervejarias ciganas, cujo termo foi inventado pelo dinamarquês Mikkel Borg Bjergso, fundador da cervejaria também cigana Mikkeller.

Mas o que vem a ser a cerveja cigana? Cigano nada mais é que uma cervejaria que não tem fábrica própria e aluga o espaço ocioso de outra cervejaria para produzir sua cerveja e comercializar de forma legal.

Ter um espaço físico para a produção de uma cerveja representa cumprir muitas exigências, altos investimentos, regularização governamental para a produção, regras sanitárias, equipamentos adequados, mão de obra qualificada, entre outras coisas que encarecem a produção, por isso esses “ciganos” alugam espaços nas cervejarias com maior aporte e produzem suas cervejas com toda regularização necessária, podendo assim comercializá-las corretamente.

Hoje, criou-se um nicho de mercado específico para esse tipo de produção, onde fábricas ciganas são construídas exclusivamente para o cervejeiro caseiro sair das panelas e migrar suas receitas para níveis maiores. Cervejarias ganham alugando seus equipamentos e os ciganos economizam e difundem suas criações para um público maior.

Devemos lembrar que o comércio de cervejas sem registro no MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) é ilegal e o cervejeiro que vise sair das panelas de casa e trabalhar com uma cervejaria que atenda a demanda de ciganos, deve ficar atento se essa cervejaria atende a todas as legislações.

Mercado em expansão e a criatividade cervejeira não se deve ficar resumida a boas receitas. Se reinventar, criar uma marca e expandir sua produção é um dos caminhos para o sucesso. Saúde!

www.mestre-cervejeiro.com Telefone (19) 3252-1220