Praia para todos

Areia fofa, sol escaldante e o mar inteiro para se refrescar. Nas praias os banhistas  se divertem como podem e gostam. Aproveitam cada minuto das férias e do verão.

O Projeto “Praia Para Todos” tem como objetivo proporcionar para todos esse delicioso lazer. As Secretarias Estadual de Esportes e da Pessoa com Deficiência, da cidade de São Paulo uniram esforços para levar inclusão para as praias paulistas.

Até o mês de fevereiro o Projeto vai percorrer a Praia Grande e Guarujá, no litoral sul e Caraguatatuba, no litoral norte do estado.

Idealizado por Fábio Fernandes, o “Praia Para Todos” é sucesso em terras cariocas há nove anos e já beneficiou ´cerca de 25 mil pessoas. Fábio está em São Paulo acompanhando os primeiros passos e entre as atividades realizadas na praia estão o banho de mar assistido, surf adaptado, handbike, vôlei sentado e piscina.

Irinaldo Alves, de 28 anos, entrou no mar com a ajuda dos voluntários, que ficam ao lado do banhista e conduzem a cadeira até o mar. O acessório tem pneus especiais que não afundam na areia e apoio para as pernas e braços, com total conforto.

Depois de dez anos longe das águas salgadas, o jovem não escondeu a emoção de se banhar. “A sensação é de liberdade e frescor”, disse.

Gabriela Machado teve dois Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e depois de dois anos sem sentir a água do mar no corpo chorou de emoção. O marido, diz que são esses pequenos momentos que trazem prazer e valem mais que qualquer presente.

O secretário estadual de esportes, Paulo Gustavo Maiorino, afirma que está muito satisfeito com o projeto e que proporcionar esporte e lazer, traz uma sensação de liberdade e frescor para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como para seus familiares. É gratificante oferecer momentos de alívio e diversão para todas as pessoas, avançando de forma significativa na questão da acessibilidade e inclusão social.

O Projeto “Praia Para Todos” é itinerante e percorre as cidades levando inclusão e lazer.

No mês de fevereiro o Projeto estará no Guarujá e em Caraguatatuba, confira as datas e horários:

Guarujá: 2 a 5 de fevereiro e 9 a 12 de fevereiro

Local: Praia da Enseada – Praça Horácio Lafer, s/nº, Jardim Tejereba

As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas

Caraguatatuba – 16 a 19 de fevereiro e 23 a 26 de fevereiro

Local: Praia do Centro – Av.Dr. Costa Filho (altura do número 80), Centro

As atividades serão realizadas de quinta a domingo das 9 às 15 horas