Jaguar XF S

Versão top de linha traz tecnologia de ponta, além de muita potência e performance

Desde que foi lançada em 2007, a atual geração do XF ficou até 190 quilos mais leve, principalmente pelo uso de alumínio, que chega a 75% da estrutura e dá rigidez de até 28% maior, segundo a própria Jaguar. O restante em aço serve para balancear melhor a estrutura com mais de 1.600 quilos, com distribuição de peso perto de 50% na dianteira e 50% na traseira, ideal para um comportamento dinâmico excelente.

A versão topo de gama S vem equipada com motor 3.0 – V6 Supercharged, também utilizado no superesportivo F-TYPE. Esse motor entrega generosos 380 cavalos de potência máxima, com expressivos 450 Nm de torque à 4.500 RPM. Outro aliado é a suave transmissão automática de oito velocidades.Com esse conjunto, a versão S é capaz de acelerar até 100 km/h em apenas 5,3 segundos e atingir 250 km/h de velocidade máxima, eletronicamente limitada.

Com componentes de alumínio, a suspensão dianteira mantém o esquema de braços sobrepostos, enquanto a traseira segue o conceito multibraço. A direção tem assistência elétrica que melhora a precisão e dirigibilidade. O sistema de vetorização de torque é item de série e eleva ainda mais o padrão da dirigibilidade, garantindo um comportamento verdadeiramente dinâmico, por conta da tração traseira, aliado para fazer curvas perfeitas.

O avançado sistema de entretenimento inControl Touch Pro traz tela touchscreen de 10.2 polegadas, sistema de navegação GPS e 10Gb de memória interna, em que é possível o armazenamento de músicas e vídeos. O modelo também traz sistema de som Meridian com 17 alto-falantes 825W de potência.

Junto com ele, o motorista tem um painel de instrumentos virtual com imagens nítidas do velocímetro, conta-giros, marcador de combustível, entre outros itens que são projetadas em uma tela TFT de 12,3 polegadas de alta resolução. O head-up display usa tecnologia laser para projetar informações no para-brisa, como velocidade, marcha e informações do GPS.

De série no modelo está o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) que permite descansar as pernas do motorista, com aceleração e frenagem automática, mantendo distância segura do carro da frente, quando o carro é utilizado na estrada.