Fettuccine all’ alfredo

Há dois anos, a empresária Debora Selane visitou Roma e teve o privilégio de provar uma receita tipicamente italiana e apresentada em sua versão original. Desde então, ela reproduz o fettuccine all’alfredo para a família e amigos. “Recebo muita gente em casa e adoro preparar esse prato”, conta a empresária.

Ela conta que a receita pode ser adaptada, mas fazê-la na versão original, além de divertido, fica muito mais gostosa. “A receita é tradicional em Roma, tem uma história e é encantador pode reproduzir para as pessoas que gosto”, diz Debora.

Com muita simpatia e disposição, a empresária Debora Selane recebeu a equipe da Revista Prado em sua casa e preparou a receita na versão original, igualzinho é feita em terras italianas, no tradicional restaurante Alfredo. O modo de preparo e o resultado final são incríveis! Sem contar do sabor único da massa integrada ao queijo. A seguir compartilho com vocês essa receita dos deuses, que serve quatro pessoas! Buon appetito!

 

Ingredientes

500 gramas de fettuccine fresco
100 gramas de manteiga branca
2 litros de água

1 peça de queijo parmesão de aproximadamente 7 quilos

Sal grosso para temperar a água

Modo de preparar

Ferva a água com o sal e cozinhe o macarrão por 8 minutos. Faça uma cavidade na peça do parmesão e coloque uma concha da água do macarrão para o queijo começar derreter. Coloque o macarrão dentro do queijo e mexa com dois grafos, misturando bem. Em seguida acrescente a manteiga e continue mexendo. Quando a massa estiver bem cremosa, sirva em porções individuais.

Dica: O queijo derrete entre 75º C e 85 °C, por isso cuidado para não ultrapassar essa média. Se passar dessa média o efeito será tipo “chiclete”, e caso a temperatura não atinja o mínimo, a mistura não fica cremosa, por isso, se sentir necessidade durante a mistura da massa com o queijo, acrescente mais um pouco da água do macarrão para obter cremosidade ideal.