Volta às aulas

O início do ano letivo sempre traz expectativas e mudanças para os alunos e para os pais 

A maioria das escolas retomam suas atividades no mês de janeiro e é hora de se adaptar a nova escola, ao novo período ou a nova série. Mesmo que a escola seja a mesma, sempre há mudanças e os pais precisam estar atentos para ajudar os filhos na adaptação do novo ano. Novos amigos, novos professores, novos funcionários e novas matérias costumam gerar expectativa e ansiedade.

Carolina Fantin Gama acredita que um ambiente acolhedor e muito carinho fazem a diferença na adaptação da nova escola

Carolina Fantin Gama, coordenadora pedagógica do Colégio Crescer, enfatiza para a confiança que os pais devem ter na escola, principalmente quando se trata de um novo colégio. “A adaptação de novos alunos deve ser individualizada. Cada criança reage de uma forma perante ao novo. O ambiente precisa ser acolhedor e é preciso dar muito carinho e atenção aos pequenos”, aponta.

A coordenador ainda explica que a maior preocupação dos pais é com as crianças que estão indo para a escola pela primeira vez. “Nesse caso é preciso que a escola converse com a família e a mantenha informada de tudo o que se passa no período em que seu filho está na escola. É muito importante para os pais e para os pequenos essa comunicação”, enfatiza Carolina.

Já para as crianças maiores, o conselho é tranquilizá-los, apoiar e conversar sobre as mudanças que virão pela frente. “O mais importante é os pais passarem tranquilidade aos filhos, conversar, mostrar que tudo dará certo e que as mudanças são sempre para melhor. As crianças se adaptam com facilidade”, tranquiliza a coordenadora do Colégio Crescer.