O maior produtor de vinhos

A Itália, juntamente com a França, compete pelo posto de maior produtor de vinhos do planeta, revezando a liderança ano a ano. Cada um deles produz cerca de seis bilhões de litro por ano e são, sem dúvida, os principais países do mundo no que se diz respeito ao vinho.

A Itália é o único país no mundo que produz uva em todos os seus 20 estados. Essa produção tem mais de 2.000 anos de tradição e conta com uma grande quantidade de uvas como Sangiovese, Barbera, Nebbiolo, Primitivo, Nero D’ Avola e algumas que existem a mais de dois séculos, como é o caso da Enatio!

As principais regiões são Piemonte que produz o famoso Barolo, Toscana que se divide em Montalcino com o seu Brunello, Chianti, Bolgueri. Outras muito conhecidas são Sardenha, Sicília, Puglia, Abruzzo, Emilia Romagna, entre outras.

Uma característica importante dos vinhos italianos é que são feitos sempre pensando na harmonização com a comida, e como existe uma enorme variedade de comida na Itália, isso torna seus vinhos ainda mais atraentes, pois em um só país podemos degustar vinhos completamente diferentes dependendo da região e de sua culinária.

Isso torna a Itália única, com sua paisagem, comida e principalmente seus vinhos. Salute!