Mitos e verdades sobre a saúde dos cabelos

Vanessa Penteado responde dúvidas sobre cuidados com os fios

Manter os cabelos bonitos e saudáveis é o desejo de todas as mulheres. Mas, com tantas informações que lemos por aí, fica difícil saber o que é mito e o que é verdade sobre o cuidado com os fios.  Vanessa Penteado, dermatologista e proprietária da Clínica Pantheon, esclarece algumas das principais dúvidas.

A tintura pode provocar a queda dos fios? 

Mito. A maioria dos tonalizantes contém substâncias químicas como o amoníaco, que pode causar danos sérios à estrutura capilar. No entanto, tais produtos agem nos fios, não na raiz, por isso, não interferem na queda, mas podem provocar a quebra dos fios.

A alimentação e o estado emocional influenciam na saúde capilar?

Verdade. Quase toda composição capilar é feita de aminoácido. Portanto, uma dieta equilibrada rica em proteínas pode melhorar a qualidade dos fios e deixá-los mais forte. A má alimentação causa a perda de cabelo em diferentes graus. Já o estresse causa alterações hormonais no organismo, favorecendo a queda capilar e impedindo o crescimento do cabelo

Lavar os cabelos diariamente provoca a queda?

Mito. Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas (que ocorrem no bulbo capilar) do que aos fatores externos.

A limpeza diária do couro cabeludo diminui a caspa?

 Verdade. Uma boa higienização do couro cabeludo com xampu adequado remove as escamas, a oleosidade e diminui a ação dos fungos e bactérias. Por consequência, apresenta melhora da seborreia e a redução da caspa. Quando os cabelos estão sujos, os poros ficam obstruídos e comprometem o seu crescimento.

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer até sete no lugar?

Mito. Os fios brancos significam a desaceleração do crescimento capilar, podendo estar ou não relacionado às alterações vitamínicas e da vitalidade capilar. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre gradativamente e outros fios vão ficar brancos também. O mito vem daí, pois depois que a pessoa arranca o primeiro fio branco já começa a surgir outros, que iriam aparecer de qualquer forma e não porque um foi arrancado.