Bombinhas para o seu verão

Lindas praias, museus, parques, reserva marinha e gastronomia açoriana são alguns dos principais atrativos deste destino no litoral catarinense

Imagine-se em um lugar de águas cristalinas, areia branquinha, o verde da Mata Atlântica emoldurando as paisagens, belas praias e a possibilidade de fazer mergulhos e se encantar com fascinantes cenários subaquáticos. Estamos falando de Bombinhas, cidade a 70 quilômetros de Florianópolis, que conta com 39 praias para todos os gostos e propósitos de viagem. Há opções para quem viaja em família, para casais apaixonados que preferem cantinhos quase exclusivos e também para turmas de amigos que buscam badalação.

É verdade que o verão é um período chuvoso em Santa Catarina, mas os dias de sol costumam predominar na região e, portanto, as chances de você aproveitar muito sua viagem são enormes.

Bombinhas é considerada a capital do mergulho ecológico, o que significa que será um desperdício se você não reservar ao menos um período da sua viagem para se encantar com a riqueza da vida marinha da região. Mesmo se você nunca mergulhou com cilindro, não perca esta chance, pois há roteiros e atrativos tanto para mergulhadores amadores como para os profissionais.

A exuberância da vida marinha se dá ali devido ao encontro de duas correntes marinhas: uma fria, vinda das Ilhas Malvinas e da Argentina, e outra mais quente, que é a corrente brasileira. A Ilha do Arvoredo é o principal destino de quem escolhe vivenciar tal experiência embaixo d’água. Recifes de corais, cardumes coloridos e até naufrágios podem ser vistos nas profundezas das águas. Já na costa, outros pontos de mergulho estão nas praias da Sepultura, Tainha, Lagoinha, do Embrulho e no Costão de Bombas. O snorkel é fundamental nestas praias! Para definir qual será o seu destino, procure as diversas agências de mergulho que existem na cidade. Vale muito a pena!

Além de curtir as belas praias, o visitante pode apreciá-las do alto. Para isso, basta se dirigir aos mirantes, como o Eco 360º, localizado entre as praias da Conceição e da Tainha e de onde dá para avistar até Florianópolis, e também o Morro do Macaco, que oferece uma vista panorâmica de 360º de tirar o fôlego.

Outra forma de explorar a cidade é embarcar no passeio Safari de Praias, um tour a bordo do Overland Tours, um veículo especial, aberto, adaptado para turismo. Há ainda o Instituto Kat Schürmann, da famosa Família Schürmann, um parque ambiental onde é possível fazer trekking e conhecer mais sobre as aventuras destes navegadores, e o Museu e Aquário Marinho, uma boa alternativa se a chuva vier.

Turitas, avante!

Bombinhas aparece nas principais listas de destinos mais procurados para este verão. Como a cidade é pequena, o trânsito é inevitável. Mas nem por isso deixe de curtir os fins de tarde no centrinho, onde você pode provar sorvetes artesanais e petiscar boas porções de peixes e frutos do mar. Ah! A gastronomia açoriana também é um ponto positivo do local. A maior parte dos restaurantes se encontra na avenida principal: a Vereador Manoel José dos Santos, mas há boas opções mais afastadas.

Entre as boas indicações de estadia estão a Pousada Dom Capudi e o Bombinhas Summer Beach Hotel & Spa, ambos localizados na Praia de Bombas, onde fica a maior parte dos hotéis, ou ainda a novíssima Pousada Riviera Bombinhas, no centro. Mas se você quiser um cantinho mais romântico, procure se hospedar em Canto Grande ou Mariscal. Afinal, Bombinhas tem de tudo para fazer deste verão uma temporada muito especial!

 

Praias para quem quer agito

Quatro Ilhas

Mariscal

 

Praias para quem quer sossego

da Sepultura

da Conceição

Bombas

Bombinhas

Lagoinha

Prainha

da Sepultura

dos Ingleses

da Tainha