Convocados para a Olimpíada

Por Fernanda Terribile

Chego na quadra de esportes da Instituição Padre Haroldo – onde o  time de basquete sobre rodas de Campinas treina – e me deparo com jogadores  experientes, preparados e treinando arduamente.

Dos 40 jogadores, dois foram convocados para a Seleção como titulares. Leandro está em sua quarta Olimpíada e Marquinhos na segunda. De Campinas para o mundo!

Venceram pela dor. Leandro tem 33 anos e aos 18 sofreu um acidente de moto que o  levou à amputação da perna esquerda. No esporte, encontrou forças para superar o sofrimento. Braços e mente forte.

Marquinhos tem a mesma idade – 33 anos e aos 11 sofreu acidente de trem durante um assalto e perdeu as duas pernas e um ano depois,  o basquete , as quadras e os arremeços entraram em seu dia a dia para nunca mais sair .

A dupla fala com naturalidade sobre o que passaram. Pergunto se tiveram depressão. A resposta? Não!
Os treinos pesados afastam qualquer pensamento negativo. Eles contam que suam a camisa quatro vezes por semana, sob o comando firme da técnica Cristiane Bonilha. Ela acompanha todos os detalhes, inclusive os exercícios de musculação, feitos na quadra também.

O Gadecamp é uma associação sem fins lucrativos e que recebe verba municipal e federal. Foram campeões estaduais da elite em 2015 e vice-campeões brasileiros. Títulos que, além de trazer reconhecimento estimulam outras pessoas com deficiência a ocupar a vaga.

Marquinhos conta que já treinou em equipes onde os jogadores eram da seleção. Espelhou-se neles e deu certo. Hoje, é exemplo para os demais. Afinal, vestir a camisa verde e amarela é o sonho de todo atleta.

Leandro acrescenta que o mais difícil é manter-se na Seleção. Ele já viu muitos atletas entraram e saírem; e nosso campineiro permanece. Eles iniciam os treinamentos oficiais em abril e vão se juntar aos convocados e partir para os treinos, diários, sem moleza.

As Paralimpíadas acontecem de 7 a 18 de setembro, em Londres e o Brasil ficou em nono lugar, num total de 12 times.

Ficarei aqui torcendo pelo Brasil. Leandro e Marquinhos, vocês nos representam !